Área de vegetação é atingida por fogo na zona leste da cidade
Na noite desta quarta-feira, 27, mais um caso de queimada de grandes proporções atingiu uma área de mata em Pirassununga/SP. Desta vez o fogo consumiu uma região situada na alça de acesso da Rodovia Deputado Cyro Albuquerque, a SP-225 – saída da Avenida 6 de Agosto. As chamas chegaram bem perto da estrada podendo causar acidentes.
O Corpo de Bombeiros, com inúmeras viaturas, além da Polícia Rodoviária e Departamento de Estradas de Rodagem – DER se deslocaram ao local para auxiliar o combate às chamas. Os bairros vizinhos ficaram tomados pelo cheiro de fumaça. Não se sabe ainda as causas do início de mais esse incêndio.
O clima extremamente seco dos últimos dias tem contribuído muito com a incidência de queimadas, a maioria delas provocada pela própria população que de forma inconsequente ateia fogo em terrenos. As chamas acabam fugindo do controle e tomam grandes proporções causando estragos ambientais.
Segundo o Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGAM, da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo ontem foram aferidos apenas 20% de umidade relativa do ar – apesar da ameaça de chuva. Os níveis mais baixos do ano até agora foram registrados neste mês com apenas 13% nos dias 15 e 16.
A Polícia Militar Ambiental deverá fazer uma fiscalização no local, quando o proprietário da área poderá ser autuado com multas.
Queimadas em Piracicaba
Na manhã desta quarta-feira, 27, os Cabos PMS Edervante e Valdir, lotados no 3º Pelotão de Polícia Militar da cidade de Ri Claro/SP realizaram fiscalização ambiental no município de Piracicaba/SP, com o objetivo de proceder a fiscalização em um (1) foco de queimada detectada pelo satélite referência no site do INPE em data de 19 de setembro último, identificadas pelas coordenadas latitude -22 35′ 24″0 longitude -47º 41′ 31″0.
No local foi constatada a supressão de vegetação gramínea, correspondente a 1,2 ha em área considerada de preservação permanente, com o uso de fogo, o gerente da Usina de Cana de Açúcar, informou não possuir autorização do órgão competente para o uso do fogo e que a referida área é de responsabilidade do grupo da referida Usina, porém, a área encontra-se abandonada para posterior reflorestamento.
Sendo assim, foi elaborado em desfavor do grupo, um de infração ambiental no valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais), com base no artigo 49 da resolução SMA 48/14, e que também responderá pelo crime ambiental correspondente.
Na terça-feira, 26, os mesmos policiais, também pelo município de Piracicaba/SP
realizaram fiscalização ambiental com o objetivo de proceder fiscalização em um (1) foco de queimada detectada pelo satélite referência no site do INPE ocorrido no dia 15 de setembro último, identificada pelas coordenadas latitude -22 36′ 46″0 longitude -47º 42′ 55″0.
No local foi constatada a supressão de vegetação arbórea em estágio secundário inicial de regeneração, correspondente a 0,4 ha em área fora de preservação permanente, com o uso de fogo, o responsável pela área informou não possuir autorização do órgão competente para o uso do fogo e que a referida área é de responsabilidade de uma Usina. Sendo assim, foi elaborado em desfavor do grupo, um auto de infração ambiental no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), com base artigo 49 da resolução SMA 48/14, que também responderá pelo crime ambiental correspondente.


Sindicato dos Funcionários Públicos de Pirassununga emitiram NOTA DE INSATISFAÇÃO
GVVS entregou 22 poltronas para os leitos do SUS da Santa Casa de Pirassununga
Administração dos milhões perdidos e dos servidores públicos constrangidos
O Capitão PM Porto: Uma Trajetória de Dedicação e Humildade
Criminoso que chegou a usar ‘sombrinha’ em roubo é preso em Descalvado
Pirassununga celebra cultura e solidariedade no 2º Encontro de Passinho Flashback