Agosto Dourado – Mês de incentivo à amamentação

Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando: Recomendações sobre amamentação
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre o Mês “Agosto Dourado” – Mês de incentivo à amamentação.
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. As atividades do “Agosto Dourado” buscam defender e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade.
Quantas vezes deve-se amamentar ao dia?
Segundo o Ministério da Saúde, nos primeiros seis meses de vida, a amamentação deve ser em livre demanda, ou seja, sempre que a criança pedir.
Qual a duração de cada amamentação ou mamada?
Também, segundo o Ministério da Saúde, não há tempo exato. As mamadas devem ter o tempo suficiente para “esvaziar” a mama, e esse tempo, varia de mãe para mãe e até mesmo de mama para mama, além de variar entre as crianças, dependendo da fome de cada uma.
O importante é a mãe dar tempo suficiente para a criança “esvaziar” a mama, recebendo assim, o leite do final, que é mais calórico, contribuindo para a saciedade da criança e aumentando o intervalo entre as mamadas.

Uso da mamadeira e chupeta:
O Ministério da Saúde não recomenda o uso da mamadeira, seja para o aleitamento ou para fornecer “complementos” como chás, águas e outros leites, pois além de serem objetos com alto risco de contaminação, podem influenciar negativamente a amamentação materna, pois observou-se que algumas crianças tiveram dificuldades em mamar no peito das mães após terem a experiência da mamadeira.
As chupetas são igualmente não recomendadas pelo Ministério da saúde, por interferir negativamente na duração do aleitamento materno além de estar associada a maiores ocorrências de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações na cavidade bucal.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios