A cidade de Leme firma novo acordo com a UNESCO. Veja mais: Mês da Consciência Negra. Dia Mundial e Nacional do Diabetes

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal da cidade de Leme/SP, divulgou nesta sexta-feira, 14, ações pontuais, onde a municipalidade e UNESCO firmam novo acordo de cooperação técnica para o fortalecimento das políticas educacionais, como o mês da Consciência Negra, do Dia Mundial do Diabetes.
O SECOM informou também sobre a interdição de acesso ao município lemense na segunda-feira, 17, a partir das 08h00, no km 186 mais 700 metros da SP-330 (Rodovia Anhanguera).
Mês da Consciência Negra – Alteração de data de evento
4ª Edição do Concurso Beleza Negra Leme teve sua data alterada para o dia 30 de novembro
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura e Turismo, comunicam a alteração na data da realização da 4ª Edição do Concurso Beleza Negra Leme.
A 4ª Edição do Concurso Beleza Negra Leme, que havia sido anunciada para o domingo, 16 de novembro, por necessidade dos organizadores do evento, precisou ter sua data alterada, para o dia 30 de novembro, mantendo o mesmo local e horário da data inicial.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assitência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Coronel João Franco Mourão, 308- Centro ou pelo telefone 3097-1068, ou na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar, Centro, ou pelo telefone (19) 3097-1000.
Dia Mundial e Nacional do Diabetes
Em comemoração à data, Prefeitura alerta sobre os riscos e destaca a necessidade de conscientização e prevenção ao Diabetes
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre os riscos e destaca a necessidade de conscientização e prevenção ao Diabetes em comemoração ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes, 14 de novembro.
Em 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes, uma data que homenageia Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina. Estabelecida pela International Diabetes Federation (IDF) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha global acontece desde 1991 e visa aumentar a conscientização sobre essa doença crônica e os desafios globais de sua prevenção e tratamento.

Diabetes: Uma ameaça crescente
A IDF alerta que, globalmente, 10,5% da população adulta vive com diabetes, sendo que metade não sabe que possui a doença. No Brasil, o cenário é igualmente preocupante, com a diabetes tipo 2 representando mais de 90% dos casos. Fatores como envelhecimento populacional, sedentarismo e o aumento da obesidade contribuem para o avanço da doença.
Estima-se que até 2045, 1 em cada 8 adultos no mundo será diagnosticado com diabetes, representando um aumento de 46%. Em Leme, a Secretaria da Saúde reforça o alerta para que a população esteja atenta aos sinais da doença e busque acompanhamento médico, especialmente em casos de histórico familiar.
Tipos e sintomas
A diabetes é classificada principalmente em três tipos:
Tipo 1, causada pela destruição das células produtoras de insulina, é mais comum em jovens;
Tipo 2, relacionada à resistência à insulina, afeta predominantemente adultos e está associada a hábitos de vida inadequados;
Diabetes gestacional, diagnosticada durante a gravidez, pode persistir após o parto.
Os sintomas variam conforme o tipo, mas incluem sede excessiva, perda de peso sem explicação, visão embaçada e formigamento nos pés. Nos casos mais graves, complicações como insuficiência renal, cegueira e até amputações podem ocorrer se o controle da glicose não for adequado.
Ações de conscientização
Em novembro, a Sociedade Brasileira de Diabetes realiza diversas ações educativas através da plataforma Diabetes Play, oferecendo conteúdos para profissionais de saúde e o público em geral. A prefeitura de Leme também promove campanhas de sensibilização sobre a importância da prevenção, especialmente com foco no diabetes tipo 2, que pode ser evitado ou retardado com mudanças no estilo de vida.
“Com uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e acompanhamento regular, é possível prevenir ou controlar o diabetes tipo 2 e, assim, evitar complicações graves”, destaca a Enfermeira Juliana Carrera Kaufemann, Coordenadora de Gestão Especializada, da Secretaria da Saúde de Leme.
Diagnóstico e prevenção
A avaliação de risco de diabetes é uma ferramenta importante para identificar pessoas que podem desenvolver a doença nos próximos anos. Embora não seja um diagnóstico, pode alertar para a necessidade de buscar um profissional de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde incentiva todos a fazerem exames preventivos e adotarem hábitos saudáveis para evitar o avanço da doença em Leme. Informações sobre os serviços e campanhas disponíveis podem ser obtidas nos postos de saúde da cidade ou pelo site oficial da Prefeitura.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Interdição temporária de alça de acesso da Anhanguera em Leme nesta segunda-feira (17)
Serviço de implantação de defensas metálicas será realizado entre 8h e 15h
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que a concessionária Arteris Intervias realizará, na próxima segunda-feira, 17 de novembro, a partir das 8h, serviços de implantação de defensas metálicas na alça de acesso da Rodovia Anhanguera (SP-330), no km 186+700, sentido Norte (interior).
Para garantir a segurança da equipe de trabalho e dos motoristas, haverá interdição temporária da alça de acesso e de parte do acostamento. A previsão é que a intervenção seja concluída até as 15h do mesmo dia.

Durante o período de obras, os motoristas que trafegam no sentido Norte e necessitarem efetuar o retorno (sentido Sul) deverão utilizar o próximo dispositivo de retorno, localizado no km 188+500.
A população é orientada a redobrar a atenção à sinalização, reduzir a velocidade e manter distância segura entre veículos, contribuindo para um deslocamento seguro.
A programação pode sofrer alterações devido às condições climáticas e de tráfego, monitoradas em tempo real pela equipe da Arteris Intervias, com apoio do Centro de Controle Operacional (CCO).
Informações atualizadas sobre o tráfego podem ser acompanhadas pelo perfil oficial da concessionária no X (antigo Twitter), @Arteris_IV, ou pelo telefone 0800 707 1414, disponível 24 horas.
Ponto facultativo nas repartições públicas municipais dia 21 de novembro
Repartições públicas que prestem serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa sobre o ponto facultativo no próximo dia 21 de novembro, sexta-feira.
Conforme publicado na Imprensa Oficial nº3.684 de 04 de fevereiro de 2025, por meio do Decreto nº8.580/2025, ficou instituído o ponto facultativo na sexta-feira, 21 de novembro, em razão do Feriado do Dia da Consciência Negra.

Conforme versa referido decreto, nos pontos facultativos municipais, as repartições públicas que prestem serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal nos dias mencionados.
Confira o que funciona, nos pontos facultativos, nas repartições públicas:
l A coleta de lixo ocorrerá normalmente respeitando o cronograma dos bairros;
l A farmácia do CMI estará funcionando nos dias 20 e 21 de novembro, das 9h às 15h, para entregas urgentes;
l Central de Ambulâncias 24h – 156;
n Viagens agendadas acontecerão conforme agendamento;
n Administração da Central das Ambulâncias atenderá em esquema de plantão no dia 21 de novembro das 09h às 15h;
l PAM – 24h.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Comunicação Social, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro, ou pelo telefone 3097-1000 – ramal 1005.
Prefeitura de Leme e UNESCO firmam novo acordo de cooperação técnica para o fortalecimento das políticas educacionais
Novo acordo amplia a cooperação entre Leme e a UNESCO no fortalecimento das políticas públicas de educação
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Educação, firmou, na sexta-feira, 31 de outubro, em Brasília (DF), um novo acordo de cooperação técnica com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), reafirmando o compromisso do município com uma educação inclusiva, de qualidade e alinhada aos princípios da Agenda 2030.

O documento, assinado pelo Prefeito Claudemir Aparecido Borges e pela Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, consolida a continuidade do projeto “Educação Inclusiva e de Qualidade como Direito Humano: Fortalecimento das Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Leme – SP”.
Durante o encontro, foram discutidas políticas públicas voltadas à primeira infância, o plano municipal de educação e ações de educação para o desenvolvimento sustentável. A reunião contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Educação e primeira-dama, Roberta Borges, da Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, e de Aline Vieira, oficial de projetos de Educação da UNESCO no Brasil.
Desde 2019, a cooperação técnica entre a UNESCO e o Município de Leme tem fortalecido o desenvolvimento das políticas educacionais locais, com foco na valorização dos profissionais da educação, na gestão democrática das escolas e na reestruturação curricular da rede municipal de ensino.
Como reconhecimento por esse trabalho, Leme passou a integrar a Rede Mundial de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, resultado do comprometimento do município com a promoção de uma educação equitativa, acessível e inovadora, voltada para o desenvolvimento humano e social.
A parceria reafirma Leme no cenário educacional, consolidando sua atuação em políticas públicas transformadoras e sustentáveis, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
(Fonte:Unesco – https://www.instagram.com/p/DQe1W43DqoK/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==)
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 – Centro ou através do telefone (19) 2666-0955.


Policiamento Ambiental dos pelotões da 2ª Cia. PMAmb, se destacam nas ações ambientais
Acusado de roubo é detido em apartamento com mais de 4 kg de maconha em Pirassununga
Professoras acusadas e puxar cabelos de aluna, mãe se rebela. Namorado agride namorada e acaba preso
TCE-SP aponta falhas graves na gestão municipal de Pirassununga e risco à segurança em prédios públicos
Prefeitos podem ser responsabilizados mesmo sem intenção, aponta estudo Jurídico; Vereadores reforçam papel fiscalizador
Natal Solidário. Artes. Reformas em ambientes escolares, o dia a dia da cidade de Leme