Caminho da Paz torna-se roteiro turístico-cultural e ecológico
Esta será a primeira temporada de férias em que o Circuito “Caminho da Paz” tem a chancela com o reconhecimento estadual de “roteiro turístico”, em que Pirassununga e mais 11 cidades fazem parte. Este circuito é um roteiro turístico-cultural e ecológico que possui 384 km de extensão e é formado pelas nove cidades da Região Turística “Histórias e Vales” – Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú – e mais três municípios da Região Turística da Serra do Itaquiri, Corumbataí, Itirapina e Analândia.
Todo o roteiro pode ser feito à pé, de bicicleta ou off-road (moto, Jeep, carro, camionete ou quadriciclo) e as trilhas passam por praias de água doce, rios e vales, nas regiões rurais e urbanas de Pirassununga, Descalvado, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos, Tambaú, Corumbataí, Itirapina e Analândia. Os distritos também são uma atração à parte: Cachoeira de Emas, Broa, Santa Eudóxia, Água Vermelha, Santa Cruz da Estrela e Taquari.
O “Caminho da Paz” tem o apoio e assessoria do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), da Regional de São Carlos, por meio do Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo em que as cidades se mobilizaram, indicaram pontos turísticos, mapearam o caminho e sinalizaram o trajeto. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga é uma das idealizadoras do Caminho da Paz e apoia estrategicamente o projeto.
No dia 24 deste mês – próxima quarta-feira -, vai ser realizada a reunião da Governança do Circuito Caminho da Paz, a partir das 9 horas da manhã, no Centro de Convenções “Prof.-Dr. Fausto Victorelli”.
• Participação e apoio – Para percorrer o circuito, o interessado deve retirar o “Passaporte do Peregrino” em qualquer ponto de apoio em uma das cidades. Ao longo do circuito, esse documento de identificação é carimbado em todos os pontos de apoio: hotéis, bares, restaurantes, alambiques, padarias, entre outros.
A relação completa está disponível no site www.circuitocaminhodapaz.com.br. Seja qual for à estação do ano, o participante decide o dia e horário que pretende sair a partir de qualquer município do roteiro e ir até o ponto que desejar.
Em todo o trajeto, a sinalização que orienta os participantes é feita por meio de setas amarelas e placas oficiais fixadas em postes, mourões e estacas de madeira. Os participantes também podem se valer do aplicativo “Strava” (disponível no site), o mesmo que os corredores e ciclistas usam para registrar suas atividades.
Para melhor acolher os visitantes, o município conta com cinco pontos de apoio credenciados pelo SENAC de São Carlos. Além dos pontos credenciados, o visitante também pode ser acolhido no distrito de Cachoeira de Emas.
• Informações – Os interessados em percorrer o “Caminho da Paz” devem se dirigir ao Setor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Centro de Convenções “Prof.-Dr. Fausto Victorelli”, pelo telefone de contato – (19) 3562-6309, ou ainda, acessar o site www.circuitocaminhodapaz.com.br.
Imprensa Oficial do Município


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’