Contação de histórias ajuda crianças no aprendizado de inglês
É comum que os pais incentivem os filhos a aprender uma segunda língua desde cedo. Geralmente, a preferência é pela matrícula num curso de inglês online ou presencial. A prática é vista como uma oportunidade para a criança se desenvolver e conquistar fluência. Mas, para isso, é aconselhável analisar a metodologia utilizada, já que o ensino deve considerar abordagens alinhadas à faixa etária dos estudantes.
Segundo estudo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a idade ideal para começar os estudos em um novo idioma é aos 10 anos. De acordo com os pesquisadores, o período entre os primeiros anos de vida e o final da adolescência é considerado o momento em que a capacidade de aprendizagem é maior.
Para aproveitar o potencial, é aconselhável o uso de metodologias de ensino criativo para estimular o aprendizado. A contação de histórias pode ser uma forma divertida para as crianças aprenderem inglês. Ao serem envolvidas pelas narrativas lúdicas, é possível que elas memorizem palavras, expressões e consigam assimilar termos pelo contexto.
A pesquisadora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Luciana Ciniciato, informa em seu estudo “Contação de histórias infantis na aula de inglês para crianças da escola pública: desvendando possibilidades e criando caminhos” que o método tem a capacidade de tornar as aulas mais interativas e pode ser aplicado em um curso de inglês para crianças com didática.
Em entrevista à imprensa, a pesquisadora ressaltou a importância de os professores se atentarem às expressões, gestos e uso de recursos, como fantasias, para chamar a atenção dos alunos e proporcionar uma maior conexão com a história. “Isso ativa a imaginação e a concentração, além de aguçar a curiosidade das crianças de forma intuitiva e natural.”
Vantagens de aprender inglês com histórias infantis
Normalmente, as palavras presentes nas narrativas infantis são simples e adequadas para a capacidade cognitiva das crianças. Nesse caso, as histórias tornam-se fontes para enriquecer o vocabulário, familiarizar a escuta em inglês e aprimorar a pronúncia.
Além disso, a atividade também é vista como uma brincadeira, despertando o interesse dos alunos e podendo, inclusive, aumentar a participação nas aulas. Por esse motivo, a contação de histórias pode ser uma alternativa para as classes tradicionais que buscam um ensino mais dinâmico.
A imaginação e a criatividade são outros aspectos que podem ser favorecidos, afinal, as histórias envolvem elementos ficcionais que cativam as crianças, como fadas, dragões e princesas.
Livros infantis para usar nas aulas de inglês
Diferentes histórias podem ser trabalhadas em sala de aula como forma de ensinar inglês para as crianças. Os livros infantis também podem ser lidos em casa como forma de auxiliar o aprendizado. Há obras clássicas e outras mais recentes que são indicadas com esta finalidade.
My cat likes to hide in boxes (Meu gato gosta de se esconder em caixas)
Escrito pela autora Eve Sutton, o livro é indicado para os estudantes que estão iniciando o aprendizado do idioma. Através de rimas e ilustrações, a história apresenta as diferentes atividades que os gatos podem fazer. A ideia é que a leitura tenha ritmo, estimulando a compreensão das palavras.
Goodnight Moon (Boa noite lua)
A obra é da escritora Margaret Wise Brown e também é recomendada para o nível básico. A narrativa é sobre um personagem que, ao deitar-se para dormir, dá boa noite a tudo o que consegue ver até pegar no sono. O livro auxilia no conhecimento de novos vocabulários em inglês.
The very hungry caterpillar (A lagarta muito comilona)
A obra é um clássico da literatura infantil, escrita e ilustrada por Eric Carl. Pode ajudar pessoas de todas as idades no entendimento de expressões usuais na língua inglesa. A história conta que uma lagarta, por ter muita fome, come, a cada dia, uma coisa diferente até se tornar uma borboleta. Por isso, auxilia na memorização dos dias da semana e no conhecimento de adjetivos.
Brown bear, brown bear, what do you see? (Urso marrom, urso marrom, o que você vê?)
Escrita por Bill Martin Jr. e ilustrada por Eric Carl, a fábula começa com uma criança que encontra um urso na floresta e, então, o pergunta o que ele vê. A partir da resposta, a criança se direciona a outros animais e faz a mesma pergunta. Todos na história têm cores.
A proposta ajuda os leitores a conhecerem as cores e os nomes de animais em inglês. A repetição das palavras ajuda a conferir fluidez à narrativa para o melhor entendimento.