Parceria entre Prefeitura de Leme e Sicoob Credacil impulsiona curso de costura com foco em sustentabilidade e geração de renda

Iniciativa conta com apoio do Senai-SP e SindiLeme e visa qualificar mão de obra local, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis e ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com a Cooperativa Sicoob Credacil, com o Senai-SP e com apoio do SindiLeme, promove o Curso de Confecção de Produtos com Reaproveitamento de Material (Costura em Máquina Reta e Overloque com lona). A iniciativa tem como objetivo qualificar a mão de obra lemense, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.
O curso oferecerá formação prática em costura, com carga horária de 100 horas e foco na operação de máquinas Reta e Overloque. Nesta edição, os participantes trabalharão com material reciclado, especialmente lona plástica industrial, que será reaproveitada na confecção de produtos úteis para o dia a dia, unindo qualificação profissional e sustentabilidade.
Requisitos para participação:
l Ter concluído a 4ª série/ano do Ensino Fundamental
l Ter no mínimo 16 anos
Período de inscrições: de 06 a 13/02/2026
Início previsto: 24/02/2026
Término previsto: 10/04/2026
Horário: aulas de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h
Lembramos que as vagas são limitadas e a seleção será feita por ordem de preenchimento do formulário abaixo:
Para Erica Fabiana Machado, Diretora do Sicoob Crediacil, o projeto representa uma oportunidade concreta de transformação social. “Nosso objetivo é fortalecer a profissionalização das pessoas, criando caminhos reais para o trabalho e para a geração de renda. A sustentabilidade entra como consequência desse processo, mostrando que é possível produzir, empreender e, ao mesmo tempo, cuidar melhor dos recursos”, destacou.
A parceria com o município também foi ressaltada pelo secretário de Indústria e Comércio, Rodrigo Castilho. “Esse é nosso papel: oferecer oportunidades de trabalho para a população. A iniciativa do Sicoob é um excelente exemplo para outras entidades e empresas. Que venham outras parcerias”, afirmou.
O curso será ministrado por professora qualificada pelo Senai-SP e, ao final, os participantes receberão certificado chancelado pela instituição. Para o diretor da Fiesp e presidente do SindiLeme, Marco Antônio Almeida, a união de esforços é essencial. “Buscamos, da melhor maneira possível, agregar parceiros em torno da qualificação profissional. Temos muito a fazer por todos”, pontuou.
A Secretaria de Indústria e Comércio, por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional, certificou 672 pessoas em 2025 em diferentes cursos de qualificação. Segundo o assessor de governo Rodrigo Ramalho, o trabalho segue avançando. “Temos um grande desafio para 2026. A indústria tem suas demandas e a população vem entendendo cada vez mais a importância da qualificação. Estamos preparados para atendê-los”, ressaltou.
Informações adicionais podem ser obtidas junto ao Programa Municipal de Formação Profissional, localizado na Avenida Joaquim Lopes Águila, nº 1965 – Jardim Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, ou pelos telefones (19) 2666-0956 e WhatsApp (19) 99970-3128.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura do município de Leme


Prisão de Ameaça, Violência Doméstica, Estatuto do Desarmamento (artigos 12 e 15), não teria ocorrido tentativa de feminicídio!
Polícia Ambiental flagra dano à vegetação nativa e aplica multas em São João da Boa Vista
Comando da PM de Leme intensifica ações de policiamento diversos
Homem é detido por furto de fios, mas acaba liberado; procurado pela justiça é preso na Zona Norte
Polícia Militar Ambiental segue com o firme propósito em combater os crimes ambientais
Volta às aulas: Pirassununga conta com uma Escola Cívico-Militar na zona norte