PM Ambiental intensifica repressão a crimes ambientais em Caconde e Piracicaba

Nesta terça-feira (27), a 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sob o comando do Capitão PM Ivo de Moraes, deflagrou operações estratégicas nos municípios de Caconde e Piracicaba. As ações visam o combate rigoroso a ilícitos ambientais e a proteção da biodiversidade regional.
Patrulhamento Náutico na Represa Graminha (Caconde)
Dentro do cronograma da Operação Impacto/Piracema, os Cabos PM Luiz Augusto e Bergamini realizaram cinco horas de patrulhamento náutico na Represa Graminha. A equipe percorreu pontos estratégicos para garantir o cumprimento da legislação pesqueira.

Embora nenhuma irregularidade tenha sido detectada durante a navegação, os policiais estabeleceram pontos de bloqueio em coordenadas pré-definidas. O objetivo foi coibir a pesca em locais proibidos e promover a educação ambiental, alinhando a fiscalização ostensiva com a orientação direta aos cidadãos sobre a legislação vigente.
Combate ao Desmatamento e Ocupação Irregular (Piracicaba)
Em Piracicaba, os Cabos PM Duprê e Franca (3º Pelotão) deram continuidade à Operação Piracema em atendimento a uma demanda do Ministério Público Estadual (MPSP). No local, foi confirmada a degradação de uma Área de Preservação Permanente (APP).
A equipe constatou a construção de uma cobertura de madeira e o depósito irregular de materiais em uma área de 0,002386 hectares, dificultando a regeneração natural da vegetação.

- Resultado: Lavratura de Auto de Infração Ambiental (AIA) com multa de R$ 50,00 (conforme Art. 48 da Resolução SIMA 05/21).
- Medidas: A área foi oficialmente embargada, e os responsáveis poderão responder criminalmente pelo ato.
Informações e Imagens – 2ª Cia. PM Amb


Capturado em clínica: Força Tática prende procurado pela Justiça em Pirassununga
Polícia Ambiental participa de reunião com GAEMA e aplica R$ 15,5 mil em multas
EXCLUSIVO: Polícia Ambiental teria apurado indícios de possíveis irregularidades no tratamento de esgoto em Pirassununga
Pirassununga. Polícia Militar prende homem procurado pela Justiça na Vila São Pedro
Polícia Militar Ambiental Realiza Entrevistas e Intensifica Operações de Fiscalização e Educação na Região
GCM de Porto Ferreira. Capacitação em Comando e Liderança