4° BIL realiza assalto aeromóvel – Operação Agulhas Negras 2019
Pirassununga (SP) – O 4° Batalhão de Infantaria Leve (BIL) realizou, na manhã dessa sexta-feira (22), um assalto aeromóvel, a partir de helicópteros da Aviação do Exército, na região de Pirassununga (SP), como parte de uma manobra de ataque do Exercício Agulhas Negras 2019.
Entenda a manobra
O assalto aeromóvel do 4° BIL visava dar profundidade no terreno ao Exército e acelerar as ações em proveito da 2ª Divisão de Exército, que transpôs, nessa manhã, o Rio Mogi-Guaçu.
Para que todo o 4° BIL pudesse realizar o desembarque em segurança na Zona de Pouso de Helicópteros (ZPH), um pelotão de reconhecimento, composto por 18 militares, foi lançado no terreno, cerca de 24 horas antes, durante a noite, para que se infiltrasse, realizasse o reconhecimento de uma área segura e balizasse o desembarque de todo o Batalhão no dia de hoje.
O pelotão de reconhecimento do 4° BIL constituiu sua ZPH em um terreno cercado por uma vegetação densa, o que deu maior sigilo à manobra de desembarque e segurança à tropa, impedindo que a força de oposição simulada tenha observação direta sobre as aeronaves.
O desembarque é rápido. No momento em que a aeronave toca o solo, os militares, quase que instantaneamente, desembarcam com suas mochilas e fuzis e entram em formação. O helicóptero sobe, gira e retorna para território amigo.
Fonte: 2ª DE


Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento
Leme. Prefeito Claudemir Borges segue governando de “A a Z”
GCM de Pirassununga segue autuou jovem soltando ‘pipa’ com linha ‘chinesa’. Outro foi multado por queima de fios de cobre
PMAmb da 2ª Cia, incessante no combate aos crimes ambientais
Falecimento da Sra. Nilse Tuckmantel
PMs dos pelotões da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental incansável no combate aos crimes ambientais