Prefeito da cidade de Leme divulga ações do Janeiro Branco/Roxo e, visa o Carnaval 2026

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Leme divulgou, nesta segunda-feira (12), as principais ações da gestão Claudemir Borges (PSD). Entre os destaques estão as campanhas Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Roxo (combate à hanseníase), além do chamamento oficial para o CarnaLeme.
Janeiro Branco: sinal de alerta para a saúde mental
A saúde mental é cada vez mais reconhecida como uma prioridade mundial de saúde e desenvolvimento econômico
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria da Saúde, informa sobre o “Janeiro Branco: Mês da Conscientização da Saúde Mental”.
A Campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014, por uma iniciativa de psicólogos da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, cujo principal objetivo é o de informar e conscientizar as pessoas sobre o tema da saúde mental.

O mês de Janeiro, e o branca foram escolhidos por alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas. De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma “página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem-estar da saúde mental.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde)
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. O Janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só se tornou um marco oficial no calendário do Brasil em 2024.
(Fonte: rádio senado – www12.senado.leg.br).
As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Também são classificadas como doenças mentais, os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais, impactando na economia pessoal e pública.
Cuidados e recomendações
l Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;
l Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
l Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
l Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)
l Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
l Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
l Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;
l Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e ser capaz contribuir com a comunidade. A saúde mental prejudicada está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho ou ambiente escolar estressantes, discriminação de qualquer tipo, estilo de vida não saudável, risco de violência, e violação de direitos ou dignidade individual.
A Prefeitura de Leme, disponibiliza na rede pública de saúde, unidades para atendimento psicossocial, no CAPS Adulto, CAPS Infantil, CAPS AD e Ambulatório de Saúde Mental.
Durante o mês de janeiro, as equipes dos CAPS (I, II, AD e Infantil) conduzirão rodas de conversa nas Unidades de Saúde do município. Confira a programação:
14 de janeiro – quarta-feira – 08h – Unidade de Saúde Jardim Palmeiras;
20 de janeiro – terça-feira – 12h30 – Unidade de Saúde Jardim Quaglia;
21 de janeiro – quarta-feira – 08h30 – Unidade de Saúde Jardim Empyreo;
28 de janeiro – quarta-feira – 09h – Unidade de Saúde Jardim Vanessa.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro ou pelo telefone 3097-1068 ramal 1543, ou na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase
Entendendo e cuidando da Hanseníase
A Prefeitura de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre o Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase.

O que é?
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.
Sinais e sintomas:
· sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
· manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
· áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
· caroços e placas em qualquer local do corpo;
· diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como se transmite?
Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.
Como tratar?
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Como se prevenir?
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde)
Confira a programação das ações para o mês:
UBS João Leme
l Todos os dias: entrega de panfletos informativos durante a coleta de exames;
l 13/01 e 22/01: exibição de vídeo explicativo em sala de espera, com orientações realizadas pelas ACS;
l 26/01 e 29/01: orientações em grupo de atividade física, realizadas pelas ACS, na unidade.
ESF Saulo
l 14/01 às 7h30 e 15/01 às 12h30: palestra em sala de espera da unidade, ministrada pelo Dr. Rafael.
ESF Palmeiras
l 21/01: 07h30 – roda de conversa com a população, conduzida pelo Dr. Fernando.
ESF Renascença
l Todos os dias, nos períodos da manhã e da tarde: orientações em sala de espera realizadas pelos ACS.
Praça Rui Barbosa
l 24/01, das 09h às 12h: ação de educação em saúde, com orientações à população em geral.
UBS Nelma
l Aplicação do Questionário de Suspeita de Hanseníase (QSH) durante visitas domiciliares realizadas pelos ACS, para posterior avaliação médica.
UBS Ariana
l Aplicação do Questionário de Suspeita de Hanseníase (QSH) durante visitas domiciliares realizadas pelos ACS.
ESF Imperial
l 15/01: orientações sobre hanseníase em sala de espera da unidade.
CS II
l 30/01 – Dia Mundial Contra a Hanseníase e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: orientações em sala de espera da unidade.
Ação externa – Terminal de ônibus e rodoviária
l 30/01: entrega de panfletos informativos e orientações à população.
As ações seguem sendo desenvolvidas ao longo do mês, com envolvimento das equipes multiprofissionais e dos Agentes Comunitários de Saúde, reforçando o compromisso da rede com a vigilância, prevenção e controle da hanseníase.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705, Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Secretaria de Cultura e Turismo abre chamada pública para o Carnaval CarnaLeme 2026
Chamamento destina-se a interessados em exploração comercial de alimentação e bebidas durante o Carnaval 2026
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comunica a abertura do chamamento público para a exploração comercial de alimentação e bebidas no Carnaval CarnaLeme 2026, na Praça Manoel Leme – Antiga FEPASA.
Publicada na Impressa Oficial nº 3911, de 09 de janeiro de 2026, a Chamada Pública 001/2026, da Secretaria de Cultura e Turismo, destinada a pessoas jurídicas interessadas na exploração comercial de alimentação e bebidas, durante o Carnaval CarnaLeme 2026, dos dias 14 a 17 de fevereiro de 2026, na Praça Manoel Leme – Antiga FEPASA.

Os interessados deverão protocolar em envelope único, os documentos de habilitação e manifestação de interesse até o dia 26 de janeiro, segunda-feira, até às 09h, na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar.
A Sessão de abertura e conferência do conteúdo do envelope será no dia 26 de janeiro de 2026, às 13h (treze horas), em sessão pública a ser conduzida pela Comissão designada por Portaria nº 01/2026, no Salão Cultural, localizado na Rua Doutor Armando de Sales Oliveira, 1085, 5º andar – Centro, CEP: 13.610-220.
Confira o edital completo da chamada pública, no endereço eletrônico: https://www.leme.sp.gov.br/
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – centro, ou pelo do telefone (19) 3097-1000.


GCM de Pirassununga auxilia na captura de procurado em Porto Ferreira
2ª Cia PM Ambiental, sob comando interino intensifica fiscalização e aplica multas de R$ 10 mil
SP amplia acolhimento e prevenção à dependência química com novo complexo de Casas Terapêuticas na capital
Ações de Policiamento Ambiental em Arthur Nogueira, Divinolândia e Pirassununga
Prefeitura de Leme anuncia Nota Oficial de finanças e abre inscrições para cursos gratuitos
Com a volta do GCM ‘INDIÃO’, nas ruas de Pirassununga, denúncias de tráfico de drogas retornam