Prefeito da cidade de Leme divulga ações do Janeiro Branco/Roxo e, visa o Carnaval 2026

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Leme divulgou, nesta segunda-feira (12), as principais ações da gestão Claudemir Borges (PSD). Entre os destaques estão as campanhas Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Roxo (combate à hanseníase), além do chamamento oficial para o CarnaLeme.
Janeiro Branco: sinal de alerta para a saúde mental
A saúde mental é cada vez mais reconhecida como uma prioridade mundial de saúde e desenvolvimento econômico
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria da Saúde, informa sobre o “Janeiro Branco: Mês da Conscientização da Saúde Mental”.
A Campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014, por uma iniciativa de psicólogos da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, cujo principal objetivo é o de informar e conscientizar as pessoas sobre o tema da saúde mental.

O mês de Janeiro, e o branca foram escolhidos por alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas. De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma “página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem-estar da saúde mental.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde)
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. O Janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só se tornou um marco oficial no calendário do Brasil em 2024.
(Fonte: rádio senado – www12.senado.leg.br).
As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Também são classificadas como doenças mentais, os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais, impactando na economia pessoal e pública.
Cuidados e recomendações
l Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;
l Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
l Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
l Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)
l Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
l Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
l Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;
l Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e ser capaz contribuir com a comunidade. A saúde mental prejudicada está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho ou ambiente escolar estressantes, discriminação de qualquer tipo, estilo de vida não saudável, risco de violência, e violação de direitos ou dignidade individual.
A Prefeitura de Leme, disponibiliza na rede pública de saúde, unidades para atendimento psicossocial, no CAPS Adulto, CAPS Infantil, CAPS AD e Ambulatório de Saúde Mental.
Durante o mês de janeiro, as equipes dos CAPS (I, II, AD e Infantil) conduzirão rodas de conversa nas Unidades de Saúde do município. Confira a programação:
14 de janeiro – quarta-feira – 08h – Unidade de Saúde Jardim Palmeiras;
20 de janeiro – terça-feira – 12h30 – Unidade de Saúde Jardim Quaglia;
21 de janeiro – quarta-feira – 08h30 – Unidade de Saúde Jardim Empyreo;
28 de janeiro – quarta-feira – 09h – Unidade de Saúde Jardim Vanessa.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro ou pelo telefone 3097-1068 ramal 1543, ou na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase
Entendendo e cuidando da Hanseníase
A Prefeitura de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre o Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase.

O que é?
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.
Sinais e sintomas:
· sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
· manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
· áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
· caroços e placas em qualquer local do corpo;
· diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como se transmite?
Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.
Como tratar?
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Como se prevenir?
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde)
Confira a programação das ações para o mês:
UBS João Leme
l Todos os dias: entrega de panfletos informativos durante a coleta de exames;
l 13/01 e 22/01: exibição de vídeo explicativo em sala de espera, com orientações realizadas pelas ACS;
l 26/01 e 29/01: orientações em grupo de atividade física, realizadas pelas ACS, na unidade.
ESF Saulo
l 14/01 às 7h30 e 15/01 às 12h30: palestra em sala de espera da unidade, ministrada pelo Dr. Rafael.
ESF Palmeiras
l 21/01: 07h30 – roda de conversa com a população, conduzida pelo Dr. Fernando.
ESF Renascença
l Todos os dias, nos períodos da manhã e da tarde: orientações em sala de espera realizadas pelos ACS.
Praça Rui Barbosa
l 24/01, das 09h às 12h: ação de educação em saúde, com orientações à população em geral.
UBS Nelma
l Aplicação do Questionário de Suspeita de Hanseníase (QSH) durante visitas domiciliares realizadas pelos ACS, para posterior avaliação médica.
UBS Ariana
l Aplicação do Questionário de Suspeita de Hanseníase (QSH) durante visitas domiciliares realizadas pelos ACS.
ESF Imperial
l 15/01: orientações sobre hanseníase em sala de espera da unidade.
CS II
l 30/01 – Dia Mundial Contra a Hanseníase e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: orientações em sala de espera da unidade.
Ação externa – Terminal de ônibus e rodoviária
l 30/01: entrega de panfletos informativos e orientações à população.
As ações seguem sendo desenvolvidas ao longo do mês, com envolvimento das equipes multiprofissionais e dos Agentes Comunitários de Saúde, reforçando o compromisso da rede com a vigilância, prevenção e controle da hanseníase.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705, Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Secretaria de Cultura e Turismo abre chamada pública para o Carnaval CarnaLeme 2026
Chamamento destina-se a interessados em exploração comercial de alimentação e bebidas durante o Carnaval 2026
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comunica a abertura do chamamento público para a exploração comercial de alimentação e bebidas no Carnaval CarnaLeme 2026, na Praça Manoel Leme – Antiga FEPASA.
Publicada na Impressa Oficial nº 3911, de 09 de janeiro de 2026, a Chamada Pública 001/2026, da Secretaria de Cultura e Turismo, destinada a pessoas jurídicas interessadas na exploração comercial de alimentação e bebidas, durante o Carnaval CarnaLeme 2026, dos dias 14 a 17 de fevereiro de 2026, na Praça Manoel Leme – Antiga FEPASA.

Os interessados deverão protocolar em envelope único, os documentos de habilitação e manifestação de interesse até o dia 26 de janeiro, segunda-feira, até às 09h, na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar.
A Sessão de abertura e conferência do conteúdo do envelope será no dia 26 de janeiro de 2026, às 13h (treze horas), em sessão pública a ser conduzida pela Comissão designada por Portaria nº 01/2026, no Salão Cultural, localizado na Rua Doutor Armando de Sales Oliveira, 1085, 5º andar – Centro, CEP: 13.610-220.
Confira o edital completo da chamada pública, no endereço eletrônico: https://www.leme.sp.gov.br/
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – centro, ou pelo do telefone (19) 3097-1000.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’