Início de 2026 é marcado por violência e tragédias em Leme

O dia 1º de janeiro de 2026 começou conturbado no município de Leme (SP). Em poucas horas, as autoridades registraram uma capotagem com vítima fatal, um homicídio, uma série de incêndios criminosos e uma prisão por violência doméstica.
Capotamento fatal no bairro Taquari
Por volta das 01h20 da madrugada, a Polícia Militar da 4ª Cia foi acionada para atender uma ocorrência na Vicinal Orlando Leme Franco, na altura do km 12, próximo ao bairro Taquari.
No local, os policiais encontraram um veículo VW/Saveiro capotado em meio a uma plantação de soja. O condutor, identificado como Gustavo Sanfelice Martins, de 29 anos, estava preso ao interior do veículo. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para o resgate, mas a vítima já estava sem vida.
Segundo familiares, Gustavo participava de uma confraternização de Réveillon em uma propriedade rural e seguia em direção ao centro de Leme. A Perícia Técnica foi acionada e o corpo foi encaminhado ao IML de Limeira pela Funerária Dellai & Pelosi.
Homicídio no Jardim Eloisa
Às 21h15 da quinta-feira (1º), a Polícia Militar foi chamada à Rua Domingos Cechinatto, no Jardim Eloisa, após relatos de disparos de arma de fogo. No endereço, encontraram Airton Senna da Cruz, de 31 anos, alvejado por pelo menos cinco tiros que atingiram o braço e o abdômen.
A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada no Pronto Socorro. Testemunhas relataram que dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos e fugiram.
Antecedentes: Em dezembro de 2025, Airton já havia sofrido uma tentativa de homicídio, sendo atingido por dois disparos. A Polícia Civil investiga se os autores do crime atual são os mesmos que tentaram matá-lo no mês anterior.
Onda de incêndios e suspeito detido
Ainda na madrugada do dia 1º, o Corpo de Bombeiros e a PM foram mobilizados para conter incêndios no Jardim Primavera. Um caminhão Mercedes-Benz, um veículo utilitário e um ferro-velho foram incendiados nas ruas Décio Maradei e Francisco Marcarini.
Os proprietários foram acordados por vizinhos ou pelo cheiro de fumaça. Um confeiteiro de 24 anos conseguiu visualizar o suspeito iniciando um dos focos de incêndio e, com a ajuda de populares, deteve o homem até a chegada da polícia.
O suspeito, identificado como Dirceu, de 49 anos, foi levado à Central de Polícia Judiciária. Apesar da detenção em flagrante por populares, o delegado de plantão não ratificou a prisão, e o homem foi liberado após prestar depoimento.
Violência Doméstica e “Jogo do Tigrinho”
No início da tarde, a PM atendeu uma ocorrência de violência doméstica na Vila Santa Rita. Uma auxiliar de cozinha de 34 anos relatou que seu companheiro, Rene Anacleto Pereira, de 41 anos, chegou em casa alterado e agressivo sob efeito de substâncias.
Ao ser questionado sobre uma queixa policial feita pela vítima no Natal, Rene passou a proferir ameaças de morte: “Se você for embora, a polícia vai vir sim, mas para atender um homicídio”. Ele tentou enforcá-la e, durante a briga, a mulher caiu e bateu a cabeça.
Rene foi preso em flagrante. Aos policiais, ele alegou que estava “nervoso” por possuir uma dívida de R$ 9 mil com um agiota, valor perdido em apostas no “Jogo do Tigrinho”. A delegada de plantão ratificou a prisão, e o agressor foi transferido para a Cadeia de Araras.

Polícia Militar Ambiental flagra rinha de galos e cativeiro ilegal de aves silvestres em Leme/SP
Homem é multado em Sumaré pela PM Ambiental por ter em casa carne da fauna
Violência Doméstica. Homem é preso em flagrante na zona leste de Pirassununga
Defesa Civil de Pirassununga Informa: Plano de Contingência Reforçado Diante de Previsões Climáticas Adversas
Beneficiado com a Saidinha de Final de Ano, condenado por roubo, retorna para o Presídio por quebra de Medida Protetiva/Ameaça e Violência Doméstica
Câmara discute melhorias e unificação do atendimento a autistas da Apae