Leme. Coral Oficina Alvorada. Mutirão Sanitário. Doação de Sangue. Instituto Biológico

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convida a população para prestigiar duas apresentações especiais do Coral Oficina Alvorada, grupo adulto do Instituto Alvorada Cultural, que neste fim de ano realiza sua agenda anual de concertos.
Criado em 2025, o Coral Oficina Alvorada é mais um desdobramento do trabalho artístico e social desenvolvido pelo Instituto Alvorada Cultural — instituição que, desde sua fundação, tem ampliado o acesso à música, à formação artística e à vivência cultural, impactando crianças, jovens e adultos através de projetos contínuos, inclusivos e gratuitos. A prática coral, estimulada pela entidade há anos, ganha força e identidade própria com o grupo adulto, que vem crescendo tecnicamente e consolidando espaço no cenário regional.

O ponto alto da programação em Leme será o Concerto Natalino na varanda da Antiga Prefeitura, um dos cenários mais tradicionais da cidade e que, há décadas, compõe a memória afetiva da comunidade durante o período natalino.
Além desta apresentação, o Coral também realiza um recital especial em sua nova sede, a Sala Coquinho, localizada no Instituto Alvorada Cultural.
Todas as apresentações são gratuitas e contam com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com acessibilidade e inclusão.

Apresentações em Leme – Agenda 2025
02 de dezembro — 19h30
Concerto Natalino na Antiga Prefeitura de Leme
Av. 29 de Agosto – Leme/SP
06 de dezembro — 19h
Instituto Alvorada Cultural – Sala Coquinho
Rua Ephrain Rodrigues Alves, 610 – Jardim São José – Leme/SP
O Coral Oficina Alvorada integra o Plano Anual do Instituto Alvorada Cultural, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), uma iniciativa do Ministério da Cultura, Governo Federal, em parceria com o Instituto Alvorada Cultural e a Prefeitura de Leme.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Calendário de doação de sangue 2025 – última etapa acontece dia 17 de dezembro
“Seja a diferença na vida de alguém: Doe Sangue, salve vidas”
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Unicamp, informa sobre a realização da última etapa do calendário de doação de sangue 2025, que será realizada na Faculdade Anhanguera no dia 17 de dezembro, das 09h às 12h.
A Unicamp disponibilizará estrutura para receber até 100 voluntários, que devem ter idade entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para doar sangue, os voluntários também devem estar descansados e alimentados, evitando o consumo de alimentos gordurosos antes da doação. Outro quesito a ser observado é o intervalo entre doações:

· Homens podem doar até 4 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre uma doação e outra;
· Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra;
· Doadores que tenham entre 60 e 69 anos podem doar até 2 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 180 dias entre uma doação e outra.
PROCURE ORIENTAÇÃO CASO FAÇA USO DE ALGUM MEDICAMENTO OU TENHA RECEBIDO ALGUMA VACINA RECENTEMENTE.
Todo o material coletado seguirá para o Hemocentro de Campinas e para o Hemonúcleo de Piracicaba, que são responsáveis pelo fornecimento de todo o sangue utilizado em cirurgias e transfusões realizadas no município.
Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença. “Seja a diferença na vida de alguém: Doe Sangue, salve vidas”.
A Faculdade Anhanguera está localizada na Rua Waldemar Silenci, 340 – Cidade Jardim. Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Jardins Itamaraty e Ariana recebem o MUTIRÃO SANITÁRIO” nos dias 08, 09 e 10 de Dezembro
O objetivo das ações é prevenir e controlar pragas urbanas e evitar criadouros do mosquito Aedes
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa sobre o “MUTIRÃO SANITÁRIO” dos dias 08, 09 e 10 de dezembro.
Com o objetivo e de combater e controlar o avanço da dengue, dos criadouros dos mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya e também atuar no controle de outras pragas urbanas, tais como, ratos, baratas, escorpiões e outros animais nocivos à saúde, a Prefeitura de Leme, realiza na quarta, quinta e sexta-feira, dias 08, 09 e 10 de dezembro, das 8h às 11h o “Mutirão Sanitário” nos bairros Jardins Itamaraty e Ariana.
“Em todo o Brasil, esse ano, ainda estamos enfrentando muitos casos de dengue e buscando evitar que nossa cidade passe por situações desagradáveis, voltamos a realizar os mutirões sanitários que sempre se mostraram muito eficazes no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti que é o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Aproveitamos também para orientar os moradores a respeito de outras pragas urbanas que podem transmitir outros tipos de doenças”, explica o Dr. José Ricardo Varzone, Veterinário Chefe no Núcleo de Controle de Zoonoses. “Nos mutirões realizados anteriormente, a população colaborou muito, precisamos que continuem com a colaboração, para combatermos a Dengue em nossa cidade”, complementa o Dr. Varzone.

Trabalham em equipe e parceria nos mutirões os agentes do Núcleo de Zoonoses e as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais, que auxiliam na limpeza e recolha de materiais sem utilidades e que são propícios para criadouros dos insetos e pragas urbanas. Como o mutirão é realizado no formato de procura “casa a casa”, é necessário que a população permita a entrada dos agentes, os quais estarão devidamente credenciados.
Para que o trabalho tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem materiais inservíveis, como pedregulhos, entulhos, madeiras e objetos que possam acumular água.
A Secretaria de Serviços Municipais orienta que todo o material inservível deve ser colocado em frente à residência após a visita da equipe de zoonoses, pois a partir da segunda-feira seguinte, as equipes de limpeza com os caminhões passarão recolhendo esses materiais.
“Pedimos que a população colabore respeitando as datas. As equipes da zoonoses passam em dias antes ao final de semana, dando assim tempo para a população verificar o que precisa descartar. Nossa equipe de limpeza, começa a trabalhar a partir da segunda-feira”, salienta o Secretário de Serviços Municipais, Marcelo Alves de Carvalho Almeida, o Professor Marcelo.
“Reforçamos que a população descarte os inservíveis antes da equipe de limpeza passar para retirar, não ficando assim, acumulado nas ruas e calçadas”, conclui o Secretário Professor Marcelo.
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 – Cidade Jardim – Leme – SP, ou pelo do telefone 3097-1019 / 1042 ou na Secretaria de Serviços Municipais, Localizada na Avenida José Antunes de Lisboa, 300 – Jardim do Bosque, ou pelo do telefone 3572-9310.
Leme avalia parceria com Instituto Biológico para ampliar o controle do carrapato-estrela no município
Município pode adotar tecnologia sustentável baseada em fungo entomopatogênico, já utilizada com bons resultados em outras cidades do Estado
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 26 de novembro, uma reunião técnica com o pesquisador Dr. Paulo Sampaio, do Instituto Biológico — órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo — para discutir uma possível parceria voltada ao controle do carrapato-estrela no município.

O encontro teve como foco a apresentação do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae (cepa IBCB425), método biológico utilizado para reduzir a população do vetor transmissor da febre maculosa, doença que representa risco significativo à saúde pública em áreas onde o carrapato está presente.
Durante a reunião, o pesquisador detalhou a eficácia da tecnologia e reforçou a importância da cooperação entre prefeituras e instituições especializadas. O Instituto Biológico já mantém parcerias consolidadas com as Prefeituras de Salto, Americana e São José dos Campos, onde o uso do fungo tem apresentado resultados positivos em áreas de risco, permitindo maior controle do vetor de forma sustentável.
“O enfrentamento da febre maculosa depende de ações integradas, envolvendo poder público, instituições de pesquisa e comunidade, garantindo estratégias mais eficientes para a proteção ambiental e a segurança dos moradores”, salientou o Dr. José Ricardo Varzone, chefe do Núcleo de Zoonoses.
Com base na experiência de outros municípios, Leme estuda integrar o grupo de cidades que adotam essa solução inovadora, reforçando o compromisso da Administração Municipal com ações de prevenção, saúde pública e bem-estar da população.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde, l localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010, ou diretamente no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 – Cidade Jardim – Leme – SP, ou pelo do telefone 3097-1019 / 1042.
Campanha “Fique Sabendo” 2025
Não fique na dúvida, faça os testes e fique sabendo
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do SAE/IST (Serviço de Atendimento Especializado em IST), informa e orienta sobre a realização da Campanha “Fique Sabendo” 2025, que ocorre durante todo o mês de dezembro em alinhamento ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.
A campanha tem como objetivo ampliar o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, possibilitando tratamento precoce, fortalecendo ações de prevenção combinada e promovendo informação qualificada sobre saúde sexual. As ações buscam alcançar, especialmente, populações consideradas mais vulneráveis, reforçando o compromisso do município com o cuidado integral à saúde.

Em Leme, além das atividades de rotina nas unidades de saúde, a campanha contará com ações em diversos pontos da cidade — praças, escolas, unidades de saúde, espaços comunitários, bares, terminais urbanos e serviços especializados — visando facilitar o acesso ao teste rápido, ao aconselhamento e à distribuição de insumos de prevenção.
A seguir, confira o cronograma completo das ações programadas para novembro e dezembro de 2025:.
26/11 (quarta-feira)
Local: Escola Maria Joaquina
Público: Adolescentes
Ação: Orientações e distribuição de insumos
27/11 (quinta-feira)
Local: Ambulatório Trans
Público: Usuários do Ambulatório
Ação: Testagem e aconselhamento
28/11 (sexta-feira)
Local: CAPS Adulto
Público: Usuários do CAPS
Ação: Coleta de citologia e Testagem
Local: Bares da cidade
Horário: 18h às 20h
Público: Adolescentes e jovens
Ação: Aconselhamento e distribuição de insumos
29/11 (sábado)
Local: Praça Maria Joaquina e FEPASA
Horário: 09h
Público:Público geral
Ação: Testagem e distribuição de insumos
Local: ESF Palmeiras / Primavera / Itamaraty / Quaglia / Vanessa / Saulo / UBS Empyreo
Horário: 08h às 13h
Público: Público geral
Ação: Testagem e distribuição de insumos
30/11 (domingo)
Local: FEPASA – durante o evento do concurso Beleza Negra
Horário: 14h
Público: Público geral
Ação: Testagem e distribuição de insumos
Local: UBS Caju e UBS Taquari
Horário: 09h às 13h
Público: Público geral
Ação: Testagem e insumos e vacinação
02/12 (terça-feira)
Local: Ruas da Cidade
Horário: a partir 18h
Público: Pessoas em situação de rua
Ação: Testagem e distribuição de insumos
03/12 (quarta-feira)
Local: Ruas da Cidade
Horário: Ao longo do dia
Público: População em situação de rua
Ação: Testagem
06/12 (sábado)
Local: Bares da cidade
Horário: 16h às 20h
Público:Público geral
Ação: Aconselhamento e distribuição de insumos
Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no SAE – Serviço de Atendimento Especializado em IST, localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou através do telefone 3097-1015.
Confira os resultados e novidades da semana no esporte lemense
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer informa as últimas novidades e resultados do esporte no município.
Futebol

Acontecem no domingo, 30 de novembro os jogos das quartas de finais do campeonato de Futebol, 1ª divisão.
08h – Real Madri FC x Anti Social
10h – Jurupita FC x A.A. Botafogo
Futsal

Aconteceu no dia 24 de novembro, segunda-feira, a final da 3ª divisão do campeonato de futsal 2025.
Disputaram o título as equipes Barrobello Rivera F.C. x Esportivo Canarinho, cujo placar final foi de Barrobello Rivera F.C. 00 x 03 Esportivo Canarinho.
O Jogo fez parte dos testes e avaliação da estrutura física e de equipamentos do Novo Ginásio de Esportes, que será inaugurado em breve.
Futebol Society

Aconteceu no sábado, 22 de novembro a final da 3ª divisão do Campeonato de Futebol society.
Disputaram o título as equipes E.C. Ajax e Vera Cruz, onde ao final do tempo regulamentar de jogo, com o placar empatado em 2 X 2, a disputa seguiu para as cobranças de penaltys.
Ao final a equipe do E.C. Ajax sagrou-se campeã com o resulta de 4 x 3 contra o Vera Cruz.
Destaques do campeonato:
Artilheiros: 7 Gols
Leonardo Vinícius Trindade de Brito – Bonelli City
Mateus Evangelista da Silva – E.C. Ajax
Jeferson Santos Rodrigues – Unidos F.C.
Goleiros menos Vazados:
João Vitor Bruner e Wallace Rodrigo Ferreira de Souza, ambos do Vera Cruz , sofrendo 6 gols ao longo do campeonato.
Atividades no Lago Municipal
Academia ao ar livre do Lago Municipal

Todas as segundas-feiras às 7h e as quartas-feiras, em dois horários, às 7h e às 17h, dois profissionais de educação física estarão presentes na academia ao ar livre, prestando orientações gratuitas para todos os interessados.
Calistenia
Todas as quartas-feiras, das 19h às 22h atividade com orientações profissionais, na academia ao ar livre.
Calistenia Kids

Todas os sábados, das 19h às 20h e das 20h10 às 21h10 atividade com orientações profissionais, na academia ao ar livre.
Aulas de Xadrez e Damas

A Secretaria de Esportes e Lazer, continua oferecendo e realizando atividades com o intuito de avaliar as instalações e estruturas do novo ginásio de esportes. Dando essa continuidade, estará disponibilizando aulas de xadrez e damas para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, com o Professor Marcom Camilo
As aulas acontecerão todas as sextas-feiras, às 09h, a partir de dezembro. Para participar, as inscrições serão realizadas no local
A Secretaria de Esportes e Lazer disponibiliza através do site www.competifacil-leme.com.br, todas as informações referentes as competições, como: tabela de jogos, resultados, classificação, artilharia e etc.
Lembre-se:
A prática regular de esporte ou atividade física fortalece os músculos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, reduz a ansiedade e a depressão, evita ou controla doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e osteoporose.
Esporte é vida, pratique!
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 4º Andar – Centro ou por meio do telefone 3097-1000.
Informações – Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Leme


‘Ato Culposo’ pode render a cassação do mandado do prefeito Fernando Lubrechet, por infração política-administrativa
“Novo Ataque” do Poder Executivo ao Ministério Público local
Inclusão avança nas empresas, mas ainda há barreiras a serem superadas
Hípica Vista Alegre realiza neste sábado competições, com almoço caipira e estandes variadas
Prefeito ignora Ordem Judicial e retém verba destinada à Santa Casa (hemodiálise)
Após revisão da Justiça, legislativo fará leitura da CEI que poderá levar a cassação do prefeito Lubrechet