Pirassununga. SP Contra o Crime. Porte de Drogas. Procurado da Justiça e Violência Doméstica

O Capitão PM Júlio Cesar Pereira da Silva, comandante da 3ª Cia. PM de Pirassununga, divulgou nesta segunda-feira, 6 de outubro, os índices criminais do mês de setembro pelo município em questão.
Veja também a ocorrências apresentadas no plantão policiais no domingo, 5, segunda-feira, 6.
NOTA DE IMPRENSA
PROGRAMA “SP CONTRA O CRIME”
O sistema de metas para as polícias é uma medida de gestão que faz parte do “SP Contra o Crime”. Tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade em São Paulo. Foram estabelecidas metas de redução de três indicadores estratégicos para o Estado, para regiões e para áreas de atuação.
São indicadores estratégicos: 1) Vítimas de Letalidade Violenta (VLV), que inclui homicídios dolosos e latrocínios; 2) Roubos, que inclui tanto o roubo de rua quanto a residências e comércios; 3) Roubos e Furtos de Veículos, que entram em uma categoria diferente dos demais roubos.
O sistema de metas desenvolvido para as polícias de São Paulo tem como uma de suas premissas o trabalho integrado. Polícias Militar, Civil e Científica terão metas compartilhadas e precisarão atuar em conjunto para alcançá-las. Para a definição das metas, foram levados em consideração os históricos e onde queremos estar em longo prazo.
Para isso, foi calculado o esforço necessário a cada período para que as metas finais sejam atingidas. Ou seja, o desdobramento da meta em longo prazo por meio da metodologia de gestão permitiu a fixação de metas anuais, trimestrais e mensais. As metas foram definidas em conjunto com a SSP, comandos das Polícias e Instituto ‘’Sou da Paz’’.
COMPARATIVO DE CRIMES DA POLÍCIA MILITAR MUNICÍPIO DE PIRASSUNUNGA/SP
Comparativo dos indicadores criminais do Programa “SP Contra o Crime” do mês de SETEMBRO 2024/2025 ocorridos em Pirassununga/SP:
Roubo de Veículos: Houve uma diminuição no crime comparado com o mesmo mês do ano anterior, ou seja, em SETEMBRO DE 2024 foi registrado 01 (um) roubo de veículo e em SETEMBRO DE 2025, não foram registrados roubos de veículo.
Furto de Veículos: Houve uma diminuição no crime comparado com o mesmo mês do ano anterior, ou seja, em SETEMBRO DE 2024 foram registrados 06 (seis) furtos de veículos, e em SETEMBRO DE 2025, foi registrado 01 (um) furto de veículo.
Roubo Outros: Houve uma diminuição no crime comparado com o mesmo mês do ano anterior, ou seja, em SETEMBRO DE 2024 foram registrados 02 (dois) roubo outros, enquanto em SETEMBRO DE 2025, não foram registrados roubo outros.
Vítimas de Letalidade: Não houve oscilação no crime comparado com o mesmo mês do ano anterior, ou seja, em SETEMBRO DE 2024 não foram registradas vítimas de letalidade, e em SETEMBRO DE 2025, não foram registradas vítimas de letalidade.
ESTATÍSTICA DA POLÍCIA MILITAR DE PIRASSUNUNGA
Foram 442 ocorrências atendidas, 43 conduções a Delegacia de Polícia Civil, 127 boletins de ocorrência Policial Militar lavrados, 2200 pessoas abordadas, 1340 veículos fiscalizados, 196 condutores autuados, 21 veículos recolhidos, 14 pessoas presas em flagrante delito, 06 ocorrências de porte de drogas apresentadas na Delegacia de Polícia Civil, 2.536kg de drogas apreendidas, 33 testes de alcoolemia realizados, 04 recusas ao teste de alcoolemia realizadas, 05 armas brancas apreendidas, 01 armas de fogo apreendida, além de 01 simulacro de arma de fogo e 13 procurados pela justiça recapturados.
Vale ressaltar que a Polícia Militar tem como objetivo fornecer condições de segurança pública e qualidade de vida às pessoas, para alcançar resultados sobre o controle dos indicadores de criminalidade, provendo suporte operacional para o atendimento de ocorrências e incidentes graves ou passíveis de repercussão.
Porto de Drogas
No meio da tarde de domingo, 5, o 2º Sargento PM Augusto e Cabo PM Barboza, do policiamento de área, patrulhamento pela Rua Rita Gomes de Oliveira Godoy, Vila Santa Terezinha, avistou um garoto transitando com sua bicicleta.
Houve a atitude suspeita do condutor da bicicleta de evitar a aproximação da viatura, contudo pela Rua José Parise, ele foi avistado novamente e realizada a abordagem que de imediato confessou que estava portando uma porção de substância aparentando ser maconha.
Durante a revista além da droga localizada, estava consigo a quantia de R$ 38,00.
Diante dos fatos o usuário de droga foi conduzido à delegacia para os registros pertinentes sobre o porte de drogas e posteriormente poderá ser advertido sobre os efeitos danosos pelo uso além de ser inserido em programas de cunho educativo, conforme decisão do supremo tribunal federal recurso extraordinário número 635659 do tema 506. A substância pesou 0,001 kg. O conduzido após assinar o termo de compromisso, foi liberado levando o valor de R$ 38,00 reais de sua propriedade e a sua bicicleta.
Captura de procurado
No final da tarde de domingo, 5, por volta das 17hs55, durante ‘operação impacto’, a equipe de Força Tática, composta pelo 2º Sargento PM Ludolf e Cabos PMs Christiano e R. Lopes, realizavam patrulhamentos de força tática pela cidade de Pirassununga juntamente com a homens do Apoio Tático, Sargento Fantin e Cabo PM R. Nascimento, informação chegada ao COPOM – 190, dava conta de que um procurado da justiça estaria ao longo da Rua Noel Martins.
Os policiais chegarem no imóvel indicado, um homem estava discutindo com a sua esposa, assim ao chamarem o casal no portão da residência, foram atendidos pela esposa do procurado, que franqueou a entrada, e em breve incursão, o indivíduo foi localizado na cozinha, abordado, realizada busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, foi cientificado do mandado de prisão em seu desfavor, de número 4673-33.2017.8.26.0457.01.000-24 e informado seus direitos constitucionais.
Para a sua captura, foi necessário o uso de algemas conforme o decreto lei 8858/16. O indivíduo foi conduzido até o Pronto Socorro, para realizar laudo médico, e posteriormente conduzido ao plantão policial, onde a ocorrência foi registrada no bopc op5717/2025. Ficando o preso à disposição da justiça
Violência doméstica
Na noite de segunda-feira, 6, por volta das 20h45, o 2º Sargento PM Augusto e o Cabo PM Rozada, do policiamento de área da 3ª Cia. PM de Pirassununga/SP, foram acionados pelo COPOM – 190, para A Rua Acebiades Bortoline, Jardim São Lucas, zona norte para atendimento de violência doméstica.
Pelo local realizado contato com a vítima, que relatou as agressões sofridas pelo seu amasio, restando escoriações no braço, pé direito inchado e ameaças proferidas pelo autor.
Pela sua vez autor alega que não agrediu sua companheira e que machucou o pé quando ela o empurrou na ‘viela’ durante a discussão, o autor aparentava estar alcoolizado apresentando uma voz alterada devido o consumo de álcool.
Em pesquisa via PRODESP constou uma medida protetiva em desfavor da parte masculina (ressaltando que ela novamente o recepcionou no âmbito familiar de livre e espontânea vontade).
Diante dos fatos narrados, do descumprimento da medida protetiva dado voz de prisão ao autor pelos crimes de ameaça (artigo 147 do código penal), lesão corporal (artigo 129 parágrafo 9° do código penal) e descumprimento de medida protetiva artigo 24-a da lei 11.340/06) todos os crimes combinados com a lei federal 11.340/06 que versa sobre violência em âmbito familiar com partes conduzidas ao hospital para exames cautelares e em seguida delegacia.
A delegada de plantão, Dra. Tatiane Cristina Parizotto, tomou ciência dos fatos, não ratificou a voz de prisão, elaborando registro de ocorrência da polícia judiciária civil, ouvindo os envolvidos e todos liberados.