As principais ocorrências atendidas pela GCM de Pirassununga

No meio da tarde de quinta-feira, 18, durante patrulhamento pela Avenida Juca Costa, nas proximidades do antigo Laticínio, a equipe composta pelo GCM César e GCM Ramos visualizou, no portão do referido local, uma barra de alumínio e um distribuidor de energia.
Ao constatar indícios de furto, a equipe adentrou ao imóvel e, em seguida, visualizaram um indivíduo identificado como sendo Luciomar Alves, 44, natural de Uberaba/MG, saindo do interior do prédio carregando um tambor de leite e uma peça de decantador.
O indivíduo foi imediatamente abordado, cientificado de seus direitos constitucionais e questionado sobre a origem e finalidade dos objetos.
Ele declarou que pretendia vender os materiais para aquisição de entorpecentes. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor. Em contato com o responsável pelo local, este manifestou interesse em representar criminalmente contra o detido.
Com o apoio da VTR 334, que conduziu os objetos até o plantão policial da CPJ.
Luciomar foi conduzido ao Pronto Socorro para exame de praxe e, posteriormente, apresentado ao Plantão Judiciário, onde o delegado de polícia de plantão ratificou a voz de prisão, permanecendo o indivíduo preso à disposição da Justiça.
Localização de bicicleta
Por volta das 13h10, da tarde de segunda-feira, 22, uma ligação ao CECOM (153), solicitava o comparecimento de uma viatura da GCM, a fim de uma bicicleta que estava abandonada em uma construção pela Rua Benedito de Freitas, Vilas Nova.

Os GCMs Amanda e Maciel, seguiram para o local, onde em contato com a solicitante, este relatou que os funcionários da obra, ao chegarem pela manhã para assumir suas atividades, depararam-se com a referida bicicleta em frente ao imóvel, não sendo possível identificar seu proprietário.
Assim sendo, acionaram a Guarda Civil Municipal a fim de obter orientação quanto ao procedimento cabível.
Diante do exposto e considerando tratar-se de uma bicicleta em aparente estado de abandono, apresentando diversas avarias e má conservação, a equipe procedeu à documentação fotográfica do bem e, em seguida, realizou seu recolhimento até a Base da GCM, onde permanecerá sob custódia para posterior retirada por eventual reclamante devidamente identificado.
Cachoeira de Emas I
Em cumprimento de ordem de serviço de permanência preventiva na região de Cachoeira de Emas, os guardas civis municipais Bueno e Albino, foram solicitados por turistas, os quais relataram que uma senhora estaria passando mal no interior de um Ônibus, isto por volta das 14h40, de domingo, 21.
O Ônibus, transportava turistas da cidade de Ibaté. No local os policiais contataram com a mulher, identificada como Ilda, 62, a qual encontrava-se consciente e relatou ser portadora de hipertensão arterial, estando em acompanhamento médico, informando que apresentava dores de cabeça e tontura naquele momento.
Diante dos fatos, a equipe procedeu ao acionamento do SAMU, que compareceu ao local, onde realizou a avaliação clínica da paciente e efetuou seu encaminhamento ao Pronto-Socorro para atendimento médico especializado.
Cachoeira de Emas II
No final da tarde do domingo, 21, por volta das 17h15, os GCMs Bueno e Albino, que permaneciam pelo Recanto Turístico, foram informados de que ocupantes de um veículo, da marca Santana haviam ateado fogo em um terreno no final do bairro Jardim Limoeiro.
Os GCMs, seguiram para o local em patrulhamento com vistas ao veículo, porém não foi localizado.
Foi realizado contato com moradores próximos, que se comprometeram a verificar, através de câmeras de monitoramento, o emplacamento do veículo e enviar à GCM para providências futuras.
Após o patrulhamento, retornaram à permanência preventiva, onde tudo transcorreu sem mais novidades.
Final do Campeonato Municipal Amador
Equipes da GCM, no domingo, 21, pelo período da manhã realizaram policiamento pelo Estádio Municipal “José Maldonato”, ao longo da Avenida Presidente Médice, onde aconteceu a final do Campeonato Amador. 2025 entre as equipes Donos da Bola e Ousados da Bola.

A cachorra K9 Kyara, também participou do policiamento.
Contravenção
Os GCMs Ferreira e Wislander, apresentaram no plantão policial da CPJ, no início da noite de quinta-feira, 17, uma ocorrência no plantão policial da CPJ, dos Crimes Consumados da Lei 3.688/41 – Contravenções Penais – Direção perigosa de veículo na via pública (art. 34) e de Crime Consumado Código Penal – Desobediência (art. 330).
De acordo com os guardas civis, patrulhamento nas proximidades do Lar André Luís, visualizaram um indivíduo posteriormente identificado como sendo Danilo, 20, realizando manobras perigosas com sua motocicleta Honda FAN,160, de cor vermelha, ameaçando os demais veículos, com forte ruído sonoro.
Diante disso foi realizado ordens de parada pelos GCMs, com sinais sonoros e luminosos, bem como diante da determinação de parada, não sendo de imediato acatada pelo suspeito, que desobedeceu a determinação legal de parada do veículo.
Danillo, não acatou a ordem e empreendeu fuga em alta velocidade, percorrendo as Ruas Major Pereira até a Duque de Caxias, onde conduziu a motocicleta pela contramão de direção até o início da Avenida Duque de Caxias Norte, onde, em frente à Escola Liceu, subiu pela calçada, ainda em fuga, colocando em risco pedestres e manobrando de forma arriscada na calçada da escola.

Na sequência, Danilo, cortou o canteiro central, indo para a Rua João Batistela, continuando pela Rua Joaquim Pinto de Campos, onde novamente subiu pela calçada, desviando de crianças e pedestres, adentrando pelo estacionamento particular de um Supermercado.
A GCM continuou o acompanhamento de Danilllo, por diversas ruas da cidade, quando, próximo à Praça do Jardim da Laranjeiras, perdeu o controle de sua motocicleta, vindo a cair ao solo.
Nesse momento, Danillo, se levantou do solo e, ao iniciar uma fuga a pé, foi contido pela equipe, tendo sido necessário o uso de algemas devido ao receio de fuga bem como para assegurar a integridade física do suspeito e da equipe.
Em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado. Em consulta pelo sistema da GCM e em consulta ao IMEI do celular do suspeito, verificou-se que não havia nenhum tipo de restrição.
Em consulta pela documentação da motocicleta usada pelo suspeito a mesma estava com o licenciamento atrasado desde o ano de 2023.
O suspeito alegou que se assustou com a presença da GCM e empreendeu fuga devido ao fato de estar com o licenciamento da motocicleta atrasado, bem como com o pneu dianteiro careca.
Devido ao fato de a GCM não ter meios próprios de recolhimento do veículo, a motocicleta foi conduzida à delegacia de polícia, para providências.
Diante dos fatos, a GCM informou que tomou todas as medidas administrativas cabíveis referentes à motocicleta.
Após, o suspeito foi conduzido ao Pronto Socorro para exame de corpo de delito, constando escoriações devido ao fato de ter caído da moto, durante a fuga. Em seguida, foi apresentado à delegacia de polícia, onde foi ouvido e liberado, devendo responder ao processo em liberdade.
Furto de Cabos
Dia 19, por volta das11hs50, uma equipe estava em patrulhamento pelo Distrito de Cachoeira de Emas, quando foram abordados por um funcionário de uma empresa de telefonia o qual informou que, ao chegar até a torre de sinal da operadora, instalada na Vicinal Capão da Onça, avistou um indivíduo enrolando cabos de energia.
Diante da informação, a equipe acompanhou o solicitante até o local, onde foi realizado um cerco. A GCM Tifany adentrou pela parte frontal, enquanto o Subcomandante Boldrini acessou pela lateral do muro, em ponto onde a concertina apresentava dano, momento em que visualizou o indivíduo e deu ordem de parada.
Na busca pessoal realizada, foram localizados apenas um isqueiro e uma porção de fumo. Os GCMs, deram voz de prisão ao suspeito identificado como sendo Ezio.
Neste momento, demais equipes de serviço chegaram para apoio. Foi solicitado que realizassem uma varredura no perímetro da torre enquanto a equipe principal se deslocava até a residência do abordado.
Durante a varredura, foi localizada uma faca próxima à torre e um alicate em meio a galhos e fios.
Posteriormente, o acusado foi encaminhado ao Pronto Socorro para a elaboração de laudo médico preliminar e, em seguida, apresentado no 1º Distrito Policial para as devidas providências.