URGENTE. Operação Calliphora II, prende dois em Pirassununga e três em Minas Gerais

Nos primeiros minutos da manhã desta quarta-feira, 24, quatro viaturas de Força Tática comandada pelo 1º Tenente PM Lavezzo, com dezesseis homens da 1ª Companhia de F.T. do 36º BPM/I, apoiaram uma ação do GAECO pelo município de Pirassununga/SP.
No total foram realizadas buscas e apreensões em nove endereços, com a decretação de prisão temporária contra cinco investigados, distribuídos em cinco cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Em Pirassununga foi preso uma mulher e um homem, sendo que ocorreram buscas e apreensões em outras três residências.
A ação é devido a deflagração da segunda fase da Operação Calliphora em Pirassununga. Em cidades de Minas foram cumpridos outras Mandados de Busca e Apreensão, com três Mandados de Prisões. A mulher de 50 anos, funcionária pública municipal da Prefeitura Municipal de Pirassununga, foi presa em sua casa ao longo da Rua Helena Batista do Nascimento, Jardim Marília e, o homem de 60 anos, em sua casa localizada na Rua Fernando De Bem, Parque Terras de Santa Maria, ambos na zona norte da cidade.
O caso corre em segredo de justiça.
Nota de Imprensa do GAECO
GAECO deflagra segunda fase da Operação Calliphora em Pirassununga/SP
Mandados de prisão e busca são cumpridos contra fraude em contratos de limpeza pública _________________________________
Ribeirão Preto, 24 set. 2025
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) – Núcleo Ribeirão Preto deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24/09), a Operação Calliphora II – Pour On, voltada ao combate de fraudes em licitações ocorridas na Prefeitura de Pirassununga/SP.
As investigações apontam que o grupo criminoso fraudava licitações desde a fase inicial, manipulando os editais de modo a restringir a participação de concorrentes. Durante o processo licitatório, aliciavam empresas interessadas, oferecendo vantagens econômicas para que desistissem de participar da disputa. Após a adjudicação, também adulteravam a execução contratual, permitindo o lucro ilícito e a subsequente distribuição de vantagens financeiras entre os integrantes do esquema.
Na primeira fase, foram denunciados perante o Tribunal de Justiça de São Paulo o então Prefeito Municipal de Pirassununga, dois Secretários Municipais, uma advogada e um empresário. Nesta nova etapa, os alvos foram os gerentes da empresa centralmente envolvida nas fraudes, os empresários que auxiliaram o grupo com a utilização de empresas de fachada para simular a existência de competição nos certames licitatórios e para simular a prestação de serviços durante a execução contratual, uma pessoa responsável para elaboração dos termos de referência que contivessem as restrições necessárias para dificultar uma real competitividade no certame licitatório, um consultor jurídico e agentes públicos que desempenharam papel relevante no direcionamento dos certames e no recebimento de propinas.
A operação realiza buscas e apreensões em nove endereços, com a decretação de prisão temporária contra cinco investigados, distribuídos em cinco cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Pirassununga/SP, que também determinou, a pedido do GAECO, o bloqueio de bens e valores no montante de R$ 16,7 milhões, atingindo os investigados e as empresas utilizadas nas fraudes licitatórias.
Núcleo Ribeirão
Preto Rua Otto Benz, 1070, Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto. (16) 3995-1474/1473 – [email protected]


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira