Autoridades do Trânsito não cumprem com o CBT na questão ‘buzinas’

Foto: Freepik
O editor deste portal de notícias, recebeu um e-mail, de um leitor, um tanto oportuno, onde “- “, chama atenção, um fato corriqueiro e que precisa ser mais bem fiscalizado pelas autoridades, um artigo do CBT, que não é fiscalizado pelas autoridades do trânsito, não somente em Pirassununga.
Independente de preferências políticas e do direito à liberdade de expressão, ao qual não me oponho, pois cada um faz jus às suas próprias escolhas, o Código Brasileiro de Trânsito, no Capítulo XV – Das Infrações, Art. 227, afirma:
Usar buzina:
I – em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II – prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III – entre as vinte e duas e as seis horas;
IV – em locais e horários proibidos pela sinalização;
V – em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN:
Infração – leve; Penalidade – multa.
Ainda que a infração seja considerada de natureza Leve, e a penalidade, a multa, qual seja, praticamente simbólica, estipulada em um valor de R$ 88,38 – até que ponto podemos considerar como legítima uma manifestação política que viola leis e normas de conduta, perturbando a paz dos cidadãos em plena manhã de domingo, e estorvando o trânsito pela cidade inteira? Afinal, o que visto na manhã do dia 27/7, foi o uso da buzina prolongada e sucessivamente. E como afirma a lei, não importa em qual pretexto, ou seja, não justifica-se tal conduta em nome de uma suposta liberdade de expressão ou direito à manifestação de caráter político.
Enfim, se queremos algo, de fato, bom e justo, então, que não seja furtando-se às leis e perturbando a sagrada paz dominical, pois isso apenas nos iguala aos que fazem o mesmo, de modo que nosso comportamento reflete as mesmas condutas que julgamos inconvenientes e condenamos no outro.
Fica a critério do editor, comentar e/ ou publicar, porém, antes de tudo, colocar-se ao lado correto da questão, independente de preferências por narrativas ou ideologias.
Da Redação: Estamos a disposição para a colocação de conteúdos, com o acima publica, que foi enviado para nosso e-mail, [email protected]


RESUMÃO: GCM de Porto Ferreira retira de circulação mais de 1,4 kg de drogas, prende traficante e combate roubo de caminhão na Rodovia Anhanguera
Grave acidente deixa passageira de motocicleta ferida na região central de Pirassununga
Força Tática da PM de Pirassununga, firme no combate ao tráfico de drogas. Policiamento de ROCAM prende foragido
Polícia Ambiental aplica multa de R$ 87 mil por desmatamento ilegal em Monte Mor
Série de TV está à procura de relíquias, objetos antigos e curiosos em Pirassununga
Capturado em clínica: Força Tática prende procurado pela Justiça em Pirassununga