Massagens podem aliviar sintomas da TPM

Foto: Freepik
Além de amenizar as dores e o inchaço, prática contribui para o bem-estar emocional no período pré-menstrual
Irritabilidade, compulsão por doces, cansaço, inchaço e cólicas estão entre os sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual (TPM), condição que atinge de 75% a 80% das mulheres em idade reprodutiva, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
O período que antecede a menstruação provoca uma série de mudanças hormonais que impactam diretamente o bem-estar físico e emocional, comprometendo a qualidade de vida, a produtividade e, até mesmo, as relações pessoais.
A boa notícia é que, além do acompanhamento médico e do uso de medicamentos, estratégias de autocuidado e terapias complementares podem ajudar na redução dos sintomas, como atividade física, ajustes na alimentação e práticas integrativas, como as massagens.
Contar com profissionais de massagem relaxante pode contribuir para o bem-estar, ajudar no alívio de dores e desconfortos e ainda oferecer diferentes benefícios terapêuticos, conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em entrevista à imprensa, o fisioterapeuta Caio Ventura Schiabel explica que o calor da massagem, assim como a liberação miofascial dos pontos de tensão, auxilia na redução da dor, na melhor vascularização local e no relaxamento muscular, o que é fundamental durante a menstruação.
O inchaço também é um dos sintomas mais comuns durante o período pré-menstrual. De acordo com a Febrasgo, muitas mulheres relatam aumento da retenção de líquidos, o que provoca sensibilidade em áreas do corpo como mamas, pernas e abdômen.
A retenção de líquido, associada às alterações hormonais, é responsável por boa parte do desconforto físico vivenciado nessa fase. Para aliviar o inchaço, a Febrasgo recomenda a realização de drenagem linfática e a prática regular de atividade física.
Outro método que também pode ajudar é a massagem modeladora. Segundo a médica cirurgiã, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Beatriz Benevides, a técnica é indicada não só para quem quer eliminar gorduras localizadas ou melhorar a aparência das celulites, mas também para reduzir o inchaço e a retenção de líquidos.
Benevides explica que essa técnica utiliza movimentos mais vigorosos e rápidos em comparação à drenagem linfática, incluindo deslizamento, amassamento, pinçamento e percussão. Ela costuma ser aplicada em regiões com maior acúmulo de gordura, como abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e, em alguns casos, nos braços.
Prática também ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade
Além dos sintomas físicos, o período que antecede a menstruação pode causar alterações no equilíbrio emocional. Segundo a Febrasgo, as variações nos níveis dos hormônios femininos estrogênio e progesterona são intensas: ambos passam por picos e quedas ao longo do ciclo menstrual, sendo os principais responsáveis por essa instabilidade.
Quando a fase da TPM se aproxima, esses hormônios atingem os níveis mais baixos, desencadeando mudanças no humor e no corpo. Além disso, a produção de serotonina, neurotransmissor associado à sensação de bem-estar, tende a diminuir nesse período.
A Febrasgo destaca que essa redução pode resultar em oscilações emocionais, deixando a mulher mais ansiosa, emotiva, impaciente e, em alguns casos, depressiva. Os efeitos podem incluir ainda a dificuldade para se concentrar ou dormir.
Oara ajudar a combater esses sintomas, as massagens também podem ser boas alternativas. Em entrevista à revista americana Time, a diretora do Instituto de Pesquisa sobre Toque da Universidade de Miami, Tiffany Field, destacou que o alívio da depressão, junto à redução da dor, está entre os benefícios mais associados à massagem pelas pesquisas.
A especialista explica que a prática estimula o aumento da circulação sanguínea em regiões do cérebro responsáveis pelo controle do humor e do estresse. Esse efeito ocorre quando os receptores de pressão na pele são ativados, favorecendo a maior atuação do nervo vago.
Esse nervo faz parte do sistema nervoso autônomo, que regula funções involuntárias, como respiração, frequência cardíaca e digestão. Com a ativação desse mecanismo, é possível perceber uma sensação de relaxamento, semelhante à proporcionada pela meditação, além da redução nos níveis de cortisol e dos efeitos causados pelo estre


Confiança e Credibilidade. Prefeito lemense estende férias por 22 dias e vice (Xuxu), assume as funções governamentais
Bombeiro civil pirassununguense morre em acidente de moto em Porto Alegre
Moradora do Jardim Santa Clara, no Cerrado de Emas reclama da qualidade água fornecida pelo SAEP. Nesta reportagem imagens e vídeos enviados pela denunciante
Falta de Administração mostra abandona do Distrito de Cachoeira de Emas (Recanto Turístico)
Tecnologias e novos formatos são tendências para os eventos em 2026
Leme. Chamamento para exploração de comércio alimentício no Parque Ecológico Mourão. Veja também inícios das aulas