Comando do 1º Pelotão de PMAmb, de Pirassununga divulgou os resuçtados do Defeso 23/24

O comando do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental sediado em Pirassununga, da 2ª Cia (Piracicaba) do 5º BPMAmb (Campinas), a Tenente PM Maria Eduarda, emitiu Nota de Imprensa, informando os números sobre o período da Piracema.
O defeso teve início no dia 1 de novembro de 2023, encerrado a meia noite de quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, nesse período a pesca é proibida por estar ocorrendo a procriação do peixe, conhecido como defeso.
O 1º PMAmb, é responsável por mais 16 municípios, sendo que dentro de sua área de abrangência, está o principal rio, o Mogi Guaçu, que apesar de ser um rio federal, é fiscalizado pelo policiamento ambiental paulista.
Em sua extensão o Mogi Guaçu, tem vários afluentes, sendo os mais conhecidos como Jaguari Mirim, Roque e Descaroçador, entre outros, sendo que o Rio Mogi Guaçu é tido como um dos maiores berçários de peixes de água doce do estado.
Durante o período conhecido como “Piracema” o policiamento ambiental do 1º Pelotão, teve, de acordo com a Nota Oficial, obteve resultados positivos e significantes para o período.
Veja abaixo os dados:
– Horas navegadas: 291 (duzentas e noventa e uma);
– Fiscalizações de pesca registrados por meio de Termo de Vistoria Ambiental/TVA (período diurno e noturno): 322 (trezentos e vinte e duas);
– Flagrantes de Degradação Ambiental contra a Fauna Ictiológica registrados na forma de Boletim de Ocorrência Ambiental/BOA: 05 (cinco);
– Fontes de Consumo de Pesca Fiscalizadas (Peixarias, restaurantes, pescadores profissionais, entre outros): 26 (vinte e seis);
-Autos de Infração Ambiental: 06 (seis);
– Valor de multa: R$ 10.196,02 (dez mil cento e noventa e seis reais e dois centavos):
– Pessoas presas em flagrante: 00 (zero), nenhum dos autuados ficou preso à disposição da justiça; – Petrechos diversos apreendidos (caniço simples, molinetes, carretilhas, redes, barduelos, anzóis de galho, etc.): 197 (cento e noventa e sete);
– Redes de pesca apreendidas: 27 (vinte e sete) unidades, totalizando 1.170 (um mil cento e setenta) metros;
– Kg de pescado apreendido: 111,189 kg; * Embarcações fiscalizadas: 30 (trinta);
– Embarcações apreendidas: não houve;
Fonte: CAD e SIOPM/Web AIA.
A Polícia Militar Ambiental orienta que as denúncias sejam feitas através dos telefones 0800-0555-190, 181 (Disque Denúncia), EMERGÊNCIA 190, ou ainda diretamente à unidade da Polícia Militar Ambiental de Pirassununga pelo telefone: (19) 3565-1288.
A Nota de Imprensa foi assinada pela Tenente PM Maria Eduarda Marques Barcellos, comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Pirassununga.


Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira
Capitão PM Marina, da 4ª Cia. de Leme, é entrevista em Pirassununga
Policiais Militares de Pirassununga salvam bebê durante parto em imóvel na zona leste
Polícia Militar de Pirassununga mostra eficiência no policiamento de área
Mulher de 67 anos é presa em flagrante por Injúria Racial, Danos e Ameaça
Polícia deve buscar imagens de ‘agressão’ a jovem de 16 anos