Professores de Pirassununga denunciam desvio de função em escolas municipais
Professores substitutos de Pirassununga afirmam que estão sendo desviados de suas funções. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais, desde o início do ano letivo, ao menos 32 docentes realizaram atividades que deveriam ter sido executadas por outros funcionários.
“Já substituí professores de educação física e auxiliares de desenvolvimento infantil, que auxiliam, alimentam e fazem a higiene das crianças”, contou uma docente que pediu para não ser identificada.
Questionada, a Secretaria Municipal de Educação negou qualquer desvio de função na rede de ensino e afirmou que está tentando organizar o que foi deixado pela gestão anterior.
Denúncias
Segundo o sindicato, os professores alegam que foram designados para trabalhar como monitores e para ministrar disciplinas como inglês e educação artística, que exigem formações específicas. Eles também afirmam que atuaram nas aulas de educação física, para as quais é preciso ter um registro junto ao Conselho Regional de Educação Física (Cref).
Outro problema é o número de alunos por sala, inclusive nas turmas que possuem alunos com deficiência. “Tem salas que estou substituindo que têm 31 alunos. Essa quantidade é inviável em uma sala de alfabetização, os professores da rede não têm condições de trabalhar direito”, afirmou a professora.
O presidente do sindicado, Odirley Montesino, disse ainda que a Secretaria está desrespeitando a Lei Federal 11.738 ao propor o aumento da carga horária em sala de aula em detrimento do tempo dedicado às atividades de preparação pedagógica e correção das atividades.
Prefeitura
O sindicato afirma que os professores pediram uma reunião com a prefeitura, mas o encontro ainda não aconteceu, e que estuda denunciar os problemas na rede ao Ministério Público.
A Secretaria de Educação, por sua vez, nega esse pedido de encontro e quaisquer irregularidades. A pasta informou que nenhuma reunião foi agendada pelo sindicato e pelos servidores e que dispõe de 15 professoras de Atendimento Educacional Especializado com estagiários em algumas situações que necessitam de acompanhante.
Sobre a denúncia de superlotação, a Secretaria informou que as salas estão dimensionadas de forma específica: 12 alunos no berçário I, 16 no berçário 2, 18 no maternal I, 20 no maternal II, 20 a 22 no pré-I, 22 no pré-II, 25 do 1º ao 3º ano e de 25 a 30 no 4º e 5º anos.
Fonte: G1/EPTV


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’