Louvação à Iemanjá 2017. Mais Força, mais Vida!
Texto e Fotos – Teia Camargo
Sexta-feira, 08 de dezembro, numa noite linda, na prainha, em Cachoeira de Emas, Pirassununga, tivemos a alegria de festejar a 9ª Louvação à Iemanjá, Rainha das Águas, Orixá mais conhecido no Brasil.
Esse ritual é uma tradição cultural e religiosa, resgatada em Pirassununga por Mãe Idalina (in memorian), Matriarca e Sacerdotisa do Templo Tupinambá. Atualmente, Pai Luiz está à frente dessa Instituição, que esse ano teve a alegria de receber outros Templos Umbandistas: Casa de Caridade Nanã Buruquê, Templo Espírita Caboclo Flecheiro, Templo de Umbanda Vovô José de Aruanda e Caboclo Pena Branca de Pirassununga, Templo Casa dos Orixás – llê Asè Esù Elegbara, de Jaguariúna e Templo de Umbanda Guerreiros da Luz, de Santa Cruz da Conceição, recebam nosso agradecimento, e tenham a certeza de que estamos juntos para fortalecer a nossa Umbanda.
Temos um outro agradecimento especial a fazer! Contamos com a participação do Professor de Processos Fotográficos Rafael Habermann, da ETEC Escola Técnica Paula Souza, de Leme e seus alunos: Renata Braga e Sérgio Henrique, que produziram as fotos belíssimas dessa Louvação à Iemanjá 2017, recebam nossos agradecimentos e boas vindas! Agradecemos também, a Secretarias de Cultura e Turismo pela parceria de quase uma década, a Polícia Militar e Guarda Municipal por todo apoio!
O Templo Tupinambá, entidade que vem promovendo a Louvação nos últimos nove anos, tem na Umbanda e no Culto Tradicional Yorubá, sua principal base e referência religiosa e cultural.
Nesses últimos anos, muita coisa vem mudando, e a Louvação à Iemanjá vem crescendo e ganhando novos adeptos e simpatizantes.
O principal objetivo dessa festa, é promover a Cultura de Paz, promovendo ações públicas como essa que traz de forma transparente, a tradição religiosa ao Orixá Iemanjá, divindade que é a mais conhecida no Brasil e popularmente conhecida como “Rainha das Águas”, aquela que cuida da boa espiritualidade,que faz com que o homem tenha boa cabeça, boa saúde psicológica, emocional, espiritual. Iemanjá também é conhecida como a “Grande Mãe”, protetora da família, que traz prosperidade e fraternidade, que desenvolve a paciência, a compaixão, a tolerância, disse Pai Luiz, na abertura da solenidade.
“Quero também agradecer ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que esteve presente nesse evento e recebeu de todos nós, a proposta de Projeto de Lei para a criação do Dia de Iemanjá. Vereador Léo, confiou ao Senhor esse pedido e conte conosco para transformá-lo em realidade”, concluiu o Sacerdote Pai Luiz.
A Louvação deixou em todos nós momentos inesquecíveis! O passe religioso que encantou e emocionou quem passou por lá, crianças cantando e dançando, e tantas rosas brancas oferecidas à Iemanjá, deixando as águas do Rio Mogi Guaçu mais brilhantes e cheias de amor e esperança de um mundo melhor, de uma cidade melhor, de pessoas melhores.
Importante ressaltar um detalhe: somente rosas brancas foram ofertadas, como vem acontecendo nos últimos anos, nada que polua ou degrade o meio ambiente, e é assim que vamos seguir louvando Iemanjá e a Natureza. Para finalizar, “que Iemanjá continue abençoando nossas vidas, que nossos laços religiosos e culturais sejam fortalecidos e ampliados.
Muito obrigado a todos vocês e a comunidade de Cachoeira de Emas que abraçou o evento com imenso carinho. Até 2018! Finalizou o Sacerdote Pai Luiz. Serviço: O Templo Tupinambá realiza orientação espiritual gratuita a comunidade, toda quinta-feira, às 20h, na rua Duque de Caxias, 147, Centro. Informações: (19) 9.9237 2508, Amanda. Acompanhe as novidades pelos canais do Templo Tupinambá * Facebook: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP * Youtube: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP * E-mail: [email protected] Confira o álbum completo de fotos e vídeos na página do Templo Tupinambá e em nosso canal no Youtub


A Trajetória de Excelência de Sadrac de Oliveira (Penellope)
Força Tática de Pirassununga prende homem tentando furtar divisórias de alumínio de prédio abandonado do INSS
Polícia de SP prende 16 suspeitos em operações durante blocos de Carnaval na capital
As entrevistas do Programa A VOZ DO POVO, das Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema plus
Parceria entre Prefeitura de Leme e Sicoob Credacil impulsiona curso de costura com foco em sustentabilidade e geração de renda
Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros resgatam homem no Rio Mogi Guaçu