Excesso de chuvas antecipa a piracema em Cachoeira de Emas
Por EPTV 1 – São Carlos e Araraquara
Com o excesso das chuvas, a piracema no Rio Mogi Guaçu, em Pirassununga (SP), está se antecipando. O período de reprodução dos peixes ocorre normalmente a partir de novembro no distrito de Cachoeira de Emas.
Nesta semana já foi possível ver os peixes saltando para subir o rio para a reprodução, na Pequena Central Hidrelétrica de Emas. O local é um dos maiores berçários de peixes de água doce do país.
Segundo o pesquisador do Instituto de Pesca Fábio Sussel, choveu acima da média em agosto e em outubro, deixando o rio cheio, o que facilitou a subida dos peixes.
O pesquisador disse que, apesar dos peixes já estarem subindo o rio, o período de defenso, quando a pesca é proibida, não será alterado e vale de 1º de novembro a 28 de fevereiro.
“Não há necessidade de mudar já que o pico da reprodução é no final do mês de dezembro. A antecipação é uma notícia boa. Já está garantida uma parte da reprodução deste ano”, afirmou.


Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II
Operação Piracema – Fontes de Consumo de Pesca
Porto Ferreira. GCM cumpre mandado de internação provisória no bairro Vila Maria
IX Mostra Natalina da Rede Municipal de Ensino, intitulada “NATAL EM LEME: DIVERSIDADE QUE ENCANTA”