VIII Encontro das Culturas em Campinas
Nos dias, 07, 08, 09 e 10 de Setembro deste ano, a Escola de capoeira Angola Resistência sob a coordenação de seu Diretor Presidente e Fundador Mestre Topete realizou o VIII ENCONTRO DAS CULTURAS, o evento aconteceu na sede da ECAR, localizada no Viaduto Miguel Vicente Cury Terminal Central – Centro de Campinas e na chácara DANTE SHOW no distrito Nova Aparecida.
Mestre Da Silva, Diretor Presidente e Fundador da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mandinga Baiana e Professor coordenador responsável da Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR) em nossa cidade, que segue a linhagem do Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), fundada em 23 de fevereiro de 1941 e do Mestre João Pequeno de Pastinha. Representou Pirassununga neste evento de grande monta, juntamente com as crianças e adolescentes do SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS do CRAS da VILA SÃO PEDRO e do CENTRO CULTURAL, EDUCACIONAL E ESPORTIVO CAPOEIRA ANGOLA.
O evento contou com oficinas de capoeira Angola, cantos, ritmos, Tiririca, Jongo, Congo, Samba de Roda e apresentações Culturais e o tradicional ritual de entrega das carteirinhas contendo seus novos estágios.
Neste ano dentre outros mestres presente, os Oficineiros foram os seguintes mestres; Bigo (discípulo de Mestre Pastinha), Bahia, Zé Baiano, Marquinhos Simplício, Mestra Gegê, Célio Gomes, Marisco e Contra- Mestre Messias.
Da Silva ressalta a necessidade dos capoeiristas beberem mais da cultura popular de matriz Africana, mantendo acesa a chama dos antigos e seus ensinamentos, e comenta passamos 4 dias vivenciando os saberes de cada um , isso fortalece cada vez mais o nosso trabalho em Pirassununga onde estudamos a Capoeira Angola e manifestações Culturais Afro – Brasileiras, e contribui para que continuemos com uma base sólida e duradoura .
Capoeira Angola (Capoeira Mãe). Matriculas aberta para ambos os sexos em vários horários da semana e final de semana. Local: Centro Cultural, Educacional e Esportivo Capoeira Angola enfrente ao CAIC, Zona Norte da Cidade e CRAS da Vila São Pedro. Contato: (19) 9.9689-9911.