Vereador Vitor Naressi busca projetos culturais para Pirassununga
Na segunda quinzena do mês de setembro, o vereador Vitor Naressi (PMDB) esteve na Secretária de Cultura do Estado solicitando a inclusão de Pirassununga em programas e projetos da pasta para promover mais atividades culturais para a comunidade.
Durante a reunião com os representantes da pasta, o vereador solicitou a inclusão da cidade no “Programa Oficinas Cultural” que fomenta a formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas como Artes Plásticas, Audiovisual, Circo, Performance, Hq , Dança, Fotografia, Literatura, Música, Teatro e Gestão Cultural.
São cursos totalmente gratuitos com palestras, oficinas, workshops, espetáculos e exposições para todos os públicos.
O vereador também pleiteia que Pirassununga faça parte do projeto Viagem Literária, onde as cidades participantes recebem importantes grupos de contadores de histórias e consagrados escritores para celebrar a literatura brasileira em quatro encontros gratuitos para públicos de todas as idades.
É uma iniciativa destinada a transferir metodologia para estimular a aprendizagem, a geração de ideias e processos de reflexão para produzir e ativar a circulação do conhecimento na comunidade, uma das principais metas das bibliotecas vivas.
Além destas solicitações, o vereador solicitou e já recebeu resposta positiva sobre uma reunião para explanação do PROAC – Programa de Ação Cultural que possibilita a captação de recursos através dos impostos já pagos pelas empresas, reunião está que será regional, e pela primeira vez nesta região. A data será divulgada pela Prefeitura em parceria com a Secretária de Cultura do Estado.
O Programa de Ação Cultural promove a ampliação e a diversificação da produção artística cria novos espaços, preserva o patrimônio histórico e aumenta as formas de circulação de bens culturais em todo o Estado. E possibilita que qualquer Projeto (apresentado e aprovado), possa captar patrocínio junto a empresas que, depois, poderão descontar o valor desse investimento do ICMS devido, ou seja, a empresa vai poder dizer ao estado que seu imposto vai ser utilizado para incentivar a cultura na sua cidade.
Nesta oportunidade, o vereador esteve acompanhado pelo Secretário de Indústria e Comércio, William Ponciano que representou o executivo municipal nestes pleitos, e pela assessoria do Deputado Chico Sardelli, além dos vereadores de Santa Cruz das Palmeiras Luis Carlos e Tuna que também estiveram buscando projetos para sua respecitva cidade.