USP: Em Pirassununga, 100% das amostras avaliadas foram da variante P1 (Manaus)

O professores doutores e cientistas da USP de Pirassununga/SP, que trabalham com os resultados e pesquisas desta Pandemia, apresentaram um relatório nesta quinta-feira, 1, sobre os resultados obtidos.
Resultado do sequenciamento do Vírus SARS-CoV2 pela Força Tarefa COVID-19 USP Pirassununga
A Força tarefa COVID-19 USP Pirassununga que já realizou mais de 80 mil testes de RTPCR para diagnóstico do COVID-19 sendo mais de 90% destes para o SUS adequou mais uma vez seu laboratório para realizar também o sequenciamento do vírus causador da COVID-19. Visamos assim contribuir ainda mais no entendimento, progresso e combate à pandemia de COVID-19.
Desta forma, uma primeira análise foi realizada pela seleção de 20 amostras de pacientes positivos para o SARS-CoV2 diagnosticados pelo nosso laboratório entre os dias 25 e 26 de Março. Foram selecionadas 14 amostras de Pirassununga, 5 de Cordeirópolis e 1 de Santa Cruz das Palmeiras.
O protocolo utilizado para sequenciamento foi o Ampliseq COVID-19 (Illumina, EUA) com amostras de material genômico extraídos com kit Extracta 96 (Loccus, BR). O sequenciamento foi realizado no equipamento iSeq 100 (Illumina, EUA).
Foram detectadas neste conjunto de 20 amostras 4 variantes já conhecidas: P1 (16/20 – 80%), B1.1.28 (2/20 – 10%), P2 (1/20 – 5%) e B.1.566 (1/20 – 5%).
Em Pirassununga, 100% das amostras avaliadas (14/14) foram da variante P1(Manaus). Em Cordeirópolis foram encontradas as variantes P1, P2 e B1.1.28 (três variantes brasileiras). A amostra analisada de Santa Cruz das Palmeiras foi determinada como da variante americana B.1.566 (EUA – Arizona e Texas).
Estes resultados sugerem uma alta prevalência da variante P1 (Manaus) em Pirassununga e justificam o monitoramento contínuo de amostras de todas as cidades da região.
Por fim, agradecemos imensamente o apoio de toda equipe da Força Tarefa USP Pirassununga e das pessoas que trabalham nas Vigilâncias Epidemiológicas das cidades citadas.
Força Tarefa COVID-19 USP Pirassununga


Motorista do Rio Grande do Sul perde a vida em acidente na SP-225, em Pirassununga
Confira os destaques desta edição da 2ª Cia. PM de Policiamento Ambiental
Crime em Santa Cruz da Conceição. Homicídio ou Latrocínio. Suspeito está preso temporariamente
Delegado Paulo Bilynskyj ministra curso para Policiais Municipais da região em Pirassununga
PM divulga balanço positivo de produtividade em Leme e Santa Cruz da Conceição
Polícia Militar Ambiental realizou ‘operação’, solenidade de valorização e treinamento em Pirassununga