Unidade Sentinela somente com Cartão SUS e comprovante de residência em Pirassununga

Na última quinta-feira (23) a Prefeitura de Pirassununga anunciou, pelas redes sociais, que em razão da procura pela Unidade Sentinela por um grande número de pessoas da região, que não residem em Pirassununga, a Secretaria Municipal da Saúde passaria a exigir a apresentação do Cartão SUS e comprovante de residência para realização dos exames de coronavírus. O prefeito, Dr. Dimas Urban, esclareceu que não será negado atendimento de urgência, mas ponderou que os exames ficarão, de fato, restritos a moradores de Pirassununga.
Ou seja, o atendimento de urgência, direito de todo e qualquer cidadão, está resguardado. Mas o prefeito explicou que a verba recebida pela Prefeitura para casos de Covid-19 está sendo aplicada pesadamente, em testes PCR, já que esses testes são muito eficientes. Isso garante medidas preventivas mais eficientes em Pirassununga, mas se houver atendimento a munícipes de outras cidades, não haverá capacidade para suprir as demandas.

Cumpre destacar que os mesmos exames PCR podem ser contratados por quaisquer outros Municípios junto à USP, já que os Municípios brasileiros receberam verbas específicas de combate à Covid-19. Porém, por serem verbas específicas e enviadas considerando-se a população de cada cidade, o dinheiro é limitado.
No fim de junho deste ano já foram investidos cerca de R$ 170 mil da verba do governo enviada para gerir o combate à Covid-19 em mais de 900 exames PCR; sendo feitos ainda 200 testes rápidos. Em cerca de 20 dias foram cerca de 1.500 atendimentos.
Por isso, evitando-se sufocamento do sistema de atendimento e da realização dos exames, não será colhido material para exame a moradores de outras cidades.
Com informações da Prefeitura Municipal de Pirassununga


Cadê a ambulância? Falta de suporte em Cachoeira de Emas gera indignação
Piracema: 2ª Cia de Polícia Ambiental divulga balanço final após 120 dias de fiscalização
Criança Laudada com TDAH, é agredida pela mãe em recinto escolar. Caso foi registrado no plantão policial
Bebê morre após queda de árvore em casa na Academia da Força Aérea no interior de SP
Antiga Unidade de Saúde da Vila Santa Fé volta a funcionar
IPTU 2026: Emissão deve ser feita prioritariamente pela internet