Tenente Beraldo representa o Brasil em Convecção Internacional para Proibição de Armas Químicas
Entre os dias 06 e 10 de Novembro, a cidade do México -no México, recebeu a Convenção para Proibição de Armas Químicas com Exercício de Gabinete sobre Resposta à Emergências Químicas para os Estados Parte da América Latina e Caribe.
Pirassununga esteve representando o país, pois o Comandante do Posto de Bombeiros de Pirassununga – 1º Tenente Michel Leme Beraldo foi o único militar apto e selecionado para representar o Brasil nesta oportunidade. A seleção ocorreu pela Organização Para Proibição de Armas Químicas, que é sediada na Holanda.
A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) (em inglês: Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons, OPCW) é uma organização internacional criada em 1997 pelos países que já participavam da Convenção de Armas Químicas. A Organização recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2013.
Tem a finalidade de fazer que esta Convenção seja colocada em prática sob os termos da Convenção, a OPAQ coordena várias atividades em todo o mundo, incluindo:
*trabalhar para convencer países que ainda não aderiram, para virem compor a Convenção;
*pesquisar e confirmar a destruição de armas químicas;
*monitorar certas atividades na indústria química para reduzir o risco de que produtos químicos sejam usados inapropriadamente.
*prover assistência e proteção aos países-membros se estes forem atacados ou ameaçados com um ataque de armas nucleares, e promover a cooperação internacional para o uso pacífico de produtos químicos.
A OPAQ é uma organização internacional independente, e faz um trabalho de cooperação com as Nações Unidas, onde todos os países-membros contribuem para o orçamento da organização anualmente.
Assim, a Convenção realizada na Cidade do México teve por finalidade alinhar entre os países latinos a forma de resposta às Emergências Químicas, aproveitando o que há de melhor em cada país e buscando formas de prevenção para que, um dia, o mundo esteja livre das armas Químicas.
Pirassununga representou o país, agradecemos ao Comandante do Corpo de Bombeiros de nossa cidade por representar tão bem nossa Nação, nosso Bombeiro e nossa Cidade Curimbatá. “Pirassununga te da las ¡GRACIAS!”