Semana Nenete a partir de quinta-feira, 13 de julho
Quinta-feira próxima, dia 13 de julho, tem início a 23ª Semana Nenete de Música Caipira, com grandes atrações musicais, artísticas (contação de causos) e gastronômicas.
Famosa pela qualidade da cachaça que produz e exporta, Pirassununga se consolida como um dos mais importantes centros de difusão da cultura caipira do País.
A 23ª Semana Nenete de Música Caipira, a grande vitrine dessa celebração, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, será realizada de 13 a 16 de julho, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila.
O evento presta tributo ao cantor e compositor Waldemar Castellar De Franceschi, o Nenete do “Trio de Ouro do Rádio Brasileiro”: Nenete, Dorinho & Nardeli. Resgata e fortalece a identidade cultural caipira local e regional, inspirado nas modas de viola, rezas e devoções, pratos típicos da cozinha caipira, danças folclóricas, saberes e fazeres da tradição oral.
A Semana Nenete, uma das mais importantes festas da cultura caipira do País, tem Inezita Barroso como sua madrinha e Saci Pererê sua mascote.
Pirassununga, terra natal de Cacilda Becker e Cleyde Yaconis, e de tantos outros adjetivos – “Cidade Simpatia do Vale do Mogi”, “Capital Mundial da Caninha” e “Ninho das Águias Brasileiras” por sediar a Academia da Força Aérea e a Esquadrilha da Fumaça -, durante a Semana Nenete, recebe visitantes de diversos pontos do país. A estimativa de público para este ano, nos quatro dias de festa, é de mais de 80 mil visitantes.
Os shows musicais, as danças parafolclóricas, os contadores de causos e mentiras, entre outros atrativos, movem 5 palcos simultaneamente, por onde já passaram Inezita Barroso, Mário Zan, Pena Branca, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sater, Liu & Leo, Abel & Caim, Belmonte & Amaraí, Mococa & Paraíso, Craveiro & Cravinho, Irmãs Galvão, Mazinho Quevedo, Tinoco, Cacique & Pajé, Duo Glacial, Zico & Zeca, Lourenço & Lourival, entre outros.
No Armazém Cultural estará acontecendo a Contações de Estórias da Faculdade Anhanguera e diversas outras atrações.
Nesta quinta-feira (13) teremos os shows de Mococa & Paraíso e Carreiro & Capataz; na sexta-feira, dia 14, Divino & Donizeti e Cesar & Paulinho; no sábado (dia 15) Miltinho Edilberto e
Renato Teixeira e no domingo, dia 16, Belmonte & Amaraí e Milionário & Marciano.
Waldemar Castellar De Franceschi, Nenete, nasceu em Santa Adélia, interior paulista, em 1919. Mudou-se para Pirassununga aos 10 anos. Iniciou sua carreira no início da década de 1940, tendo formado sucessivas duplas com Ninote, Nininha, Ninão, Zé Pinhão e Luizinho.
Atuou ainda na Rádio Record com o Trio Saudade, formado por ele, Ninão e Nininha. O trio se apresentou até 1955 no programa “A Hora dos Municípios”, do locutor Genésio Arruda. Com o nome artístico “Limeira”, adotado durante algum tempo, fazendo dupla com Luizinho, Nenete se apresentava na Rádio Tupi nos programas “Alma da Terra” e “Imagens do Sertão”.
Nenete e Dorinho se conheceram em 1954, no Concurso de Violeiros do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Formaram a dupla e lançaram em 58, o compacto simples as músicas “Teu Castigo” e “Meu Perdão”. Com o acordeonista Nardelli, lançaram um trio de sucesso, que se apresentava na Rádio Tupi. O trio “Nenete, Dorinho e Nardelli”” recebeu o troféu Roquete Pinto e foi o trio mais premiado do Brasil.
Em 1966, Nenete passou a assinar a produção de artistas da Gravadora RCA Victor, uma das maiores potencias fonográficas do país. Nenete compôs e gravou mais de 400 músicas. Só pela Gravadora RCA Victor lançou 60 discos (78 RPM), 22 long-plays, 16 compactos duplos e 28 compactos simples.
Nenete faleceu em dezembro de 1988, mas suas músicas são tocadas até hoje nas rádios em todo o Brasil. Sua obra é citada como referência e seu nome sempre lembrado como um dos artistas que contribuíram para transformar a música de raiz em patrimônio da identidade nacional.
– ISRAEL FOGUEL (Escritor e jornalista)


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’