Santa Cruz da Conceição e Analândia estão fora do Pacto Federativo e continuarão municípios
Os município de Santa Cruz da Conceição e Analândia que fazem divisa com Pirassununga, não serão incluídos no pacto federativo propostas em uma das três PECs enviadas pelo governo ao Congresso Nacional que prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. De acordo com o Ministério da Economia, Paulo Guedes, há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos, de acordo com as mudanças propostas.
Na região de São Carlos, os municípios de Trabiju e Motuca estão entre os que podem ser extintos caso as propostas de mudanças no pacto federativo sejam aprovadas. Já outros municípios, como Gavião Peixoto e Corumbataí, embora tenham menos de 5 mil habitantes, mas, possuem arrecadação acima dos 10%.
Nos casos dos municípios que não atingirem o “índice de sustentabilidade”, não haverá eleição municipal em 2024 e, já em 2025, serão incorporados por outros municípios. Aqueles com melhor situação financeira terão prioridade na incorporação dos municípios e cada um poderá incorporar até três outros.


Polícia Militar Ambiental continua no combate aos crimes ambientais
Leme. Polícia Militar atua firmemente no combate ao crime em todas frentes
Cor do ano de 2026 traz calma e paz para decoração dos ambientes
Leme. Selo Ouro pelo segundo ano por alfabetização. Veja Campanha de Doação de Sangue
PM de Pirassununga retira de circulação adolescente e homem procurado pela Justiça
Etec Tenente Aviador Gustavo Klug: Duas Décadas Decolando Rumo ao Futuro