Revolver entregue em 1999 ao Exército Brasileiro é apreendido com suspeito em Pirassununga
Um revólver calibre .32, oxidado de número 32274, entregue ao Exército Brasileiro no ano de 1999, foi apreendido na madrugada deste sábado, 4, com um indivíduo na área do Pátio conhecido como “Bió”, divisa do centro da cidade com o bairro do Rosário, zona oeste de Pirassununga/SP.
No início da madrugada em questão, uma denúncia anônima chegada ao COPOM – 190 -, dava conta de que um indivíduo de cor branca, trajando camisa regata azul, bermuda e boné cinza, estaria com um volume na cintura, aparentando ser uma arma de fogo, pela Loja de Conveniência do local conhecido como Posto do “Bió” localizado no cruzamento das avenidas Painguás e Padre Antônio Vann Ess.
Os Cabos PMs Galhardo e Alberto, componentes da viatura I-36309, da 3ª Cia. PM do 36º BPM/I, que se encontravam pela região, seguiram para o local indicado.
Ao chegarem no local, de pronto visualizaram o suspeito denunciado, devido as características passadas, o qual se encontrava pelo Pátio do Posto de Gasolina, próximo ao banheiro.
O suspeito, ao ver a aproximação da viatura ficou bastante nervoso e, ao ser dado ordem legal para início da abordagem, sendo determinado que colocasse as mãos sobre a cabeça, quando nesse momento levou a mão direita em direção à cintura tentando sacar o armamento, porém, com muita destreza e profissionalismo, o Cabo PM Alberto conseguir conter e impedir que, o indivíduo, posteriormente identificado como sendo Marcos B.Z., 33, morador no bairro do Rosário, realizasse o saque do revólver, sendo imediatamente retirado de sua posse, sendo o mesmo algemado.
O revólver de calibre .32, estava municiado com seis cartuchos intactos. Detido, o suspeito tentou por diversas vezes tentou omitir seus dados pessoais e endereço,
Os Cabos PMs Galhardo e Alberto, de forma inteligente, lograram êxito em obter o nome e endereço do suspeito.
O CGP -3, Sargento PM Batistella e Cabo PM Strabelli e demais viaturas do policiamento territorial deram apoio aos policiais que abordaram e detiveram o suspeito no deslocamento até o imóvel onde reside o suspeito.
Após contato com os pais de Marcos, os mesmo por escrito autorizaram a entrada dos policiais ao imóvel, sendo seu quarto vistoriado, porém, nada de ilícito foi encontrado.
Marcos alegou aos policiais que adquiriu o revolver no Posto 6 da rodovia anhanguera, município de Porto Ferreira/SP, de um caminhoneiro desconhecido à cerca de um mês. Segundo Marcos, teria comprado o revólver por estar sendo ameaçado por indivíduos desconhecidos no bairro onde reside.
Após passar por exame de corpo delito no Pronto Socorro, Marcos (que teria passagem pela polícia) foi levado para o plantão da CPJ.
Auxiliado pelo policial civil Carlos Cabrini, que se encontrava de plantão, o delegado de polícia civil, Dr. Icaro José, ratificou a voz de prisão dada pelos policiais e, como determina a legislação brasileira, arbitrou fiança no valor de R$ 1.300,00, sendo a mesma recolhida pelos familiares, sendo Marcos colocado em liberdade para responder ao processo, a princípio em liberdade.
Devido ao dia e horário da publicação desta matéria, não foi possível contato com o Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro para esclarecer sobre o revolver entregue para o Comando do EB, porém, ter sido encontrado na posse de um civil, arma essa que deveria ter sido destruída.