Quermesse de Santo Expedito segue na próxima semana
A Festa de Santo Expedito já começou no final do mês de março passado – sexta (24) e sábado (25) -, e a Comunidade da Igreja Santa Luzia – no Jardim Ferrarezi, região leste da cidade da cidade de Pirassununga/SP – volta a organizar novamente a tradicional quermesse.
Com pausa para o período da Semana Santa, a Igreja de Santa Luzia, sempre após às missas das 18 horas, organiza a quermesse com praça de alimentação populares: bar; barracas do pastel, cachorro quente, churrasco, lanche de pernil e linguiça; além de porções de frango à passarinho, escondidinho de carne seca, mini-pizzas e doces.
A quermesse prossegue no próximo final de semana, pós-Páscoa: dias 21 e 22, além de 28 e 29 de abril, e no primeiro fim de semana de maio, dias 5 e 6. A Festa de Santa Expedito será comemorada no dia 19 de abril – próxima quarta-feira, a partir das 19 horas, com missa solene na Comunidade de Santa Luzia.
Além da tradicional quermesse nas datas citadas acima haverá apresentações musicais para animar ainda mais a festa de Santo Expedito: noite de animação musical com a dupla Dhyo & Robson são os convidados no dia 22 de abril (sábado). Para a semana seguinte, dias 28 e 29 de abril, a animação musical será com a dupla será a vez da dupla Marcos Paulo & Rafael. Para encerrar os festejos, no primeiro final de semana do mês de maio, dias 5 e 6, apresentação de Anderson Beltrame.
Além das atrações musicais em todos os dias de funcionamento da quermesse e do completo serviço de bar na praça de alimentação, haverá diversão para as crianças, com as barracas de brinquedos infláveis e do peixinho, sempre com entrada gratuita.
• Santo – Apesar das poucas informações históricas, Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na atual Armênia. Muito pouco se sabe sobre sua vida e onde foi sepultado, mas muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como “o santo das causas urgentes”, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos.
O nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius, conforme sugerem os beneditinos de Paris; outra hipótese é de que o nome tenha derivado de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido retiradas das catacumbas de Roma, e enviada a Paris no século XVII.
Contudo, spedito em italiano significa “enviado” ou “rápido” e pode significar simplesmente que a caixa havia sido marcada como despachada ou que devia ser enviada com presteza ao seu destino. As freiras interpretaram a inscrição como se fosse o nome do santo e passaram a divulgar sua devoção, latinizando o nome para Expeditus. Esta história, relatada pelo religioso inglês Alban Butler em sua famosa obra hagiográfica The Lives of the Fathers, Martyrs and Other Principal Saints (1756–1759), tampouco tem fonte segura, e circulam várias outras versões mais ou menos parecidas, que mudam datas e locais.
Informações – IOM