Projeto do vereador Vitor Naressi poderá colocar fim aos carros abandonados na cidade
Foi aprovado em primeira discussão na noite desta terça-feira, 28, em primeira discussão pelos vereadores da Câmara Municipal da cidade de Pirassununga/SP, o Projeto de Le de nº 190/2018, de autoria do Vereador Vitor Naressi (MDB), que disciplina as condições de recolhimento de veículos ou parte de competentes de estrutura de veículos abandonados nas vias ou logradouros públicos do município e da outras providencias.
Na próxima sessão ordinária, o projeto deverá ser apreciado e votado em segunda discussão, sendo aprovado, o mesmo seguirá para o executivo, para que o prefeito Ademir Alves Lindo (PSDB), sancione ou veta o referido projeto que vem de interesse de boa parte da população que são obrigados a dividirem espaço com veículos velhos abandonados pelas ruas e terrenos baldios, contribuindo para a criação bichos peçonhentos, até mesmo servindo de esconderijo para bandidos.
Do Projeto
Trata-se de um projeto que já existem em diversas cidades do país, e que vem de encontro com nosso intuito de construir uma cidade cada vez melhor. Somente quem teve algum membro da família que adoeceu ou morreu por conta de doenças como a #Dengueque sabe a dificuldade que é fiscalizar e retirar peças, e veículos abandonados de terrenos e vias pública da municipalidade.
Muitas pessoas nos procuraram para que este Projeto de Lei fosse aplicado em Pirassununga, e estaremos dando prosseguimento neste trabalho. Dezenas de veículos, peças e carcaças abandonados estão espalhadas sem detentores ou donos pela a cidade trazendo diversos riscos para os moradores ao seu redor, um exemplo são doenças transmitidas por mosquitos, e também a atração da criminalidade para possíveis assaltos, e outras preocupações.
Artigos
Art. 1º Todos os veículos, carcaças, chassis ou partes de veículos abandonados em vias públicas deverão ser removidos.
Art. 2º Considera-se abandonados:
I – aquele que se encontra estacionado no mesmo local da via (rua) pública por mais de 20 (vinte) dias consecutivos;
II – aquele que, por tempo superior a 72 horas, estiver na via pública com sinais exteriores de abandono ou impossibilidade de se deslocar com segurança pelos seus próprios meios;
Art. 3º Nos casos… caracterizado o abandono, o veiculo será identificado com um adesivo pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, que vale como notificação com prazo de 5 dias para a retirada pelo detentor, sob pena de remoção.
Art. 6º Removido os veículos, carcaças, chassis ou partes de veículos abandonados… o detentor será notificado, e terá um prazo de 60 dias para retirada do mesmo, após apresentação de toda documentação solicitada pela prefeitura.
Art. 9º Caso… não seja resgatado em 90 dias, ficará a disposição desta municipalidade para realização de leilão… em conformidade com o CTB.
Paragrafo único. Os créditos referentes ao leilão, depois de deduzidas as despesas com remoção e estadias, serão destinados ao Departamento Municipal de Trânsito para investimentos como sinalização, instalação de placas e outras ações .


Caos no Centro de Especialidades Médicas: Estrutura precária força atendimento no improviso
PM Ambiental da 2ª Cia. PM, segue firmemente no combate aos crimes ambientais
Atuação rápida do GCM Diego evita morte na comporta da Represa de Santa Cruz da Conceição
Secretaria de Indústria e Comércio de Leme visita ecossistemas de inovação em Rio Claro
Polícia Militar de Leme prende homens por furto e receptação. Outro foi preso por Violência Doméstica e Furto
GCM. Prisão em flagrante por suspeita de Tráfico de Drogas – Vila Pinheiro em Pirassununga