Primeira formatura do PROERD de 2024 em Pirassununga

Na última terça-feira (18), no Centro de Convenções Professor Doutor Fausto Victorelli, no município de Pirassununga-SP, por meio da Capitão PM Marina Pelegrini Biscaino – Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar e do Policial Militar Cabo PM Mancin, foi realizada a formatura de 308 alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas). Participaram do programa crianças da 1ª a 5ª série do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares. A formatura contou com a presença de diversas autoridades civis e militares do município de Pirassununga.
Durante o evento, as crianças foram premiadas com a melhor redação, alunos destaques e os professores receberam homenagens.
O PROERD é desenvolvido aos alunos das escolas públicas e particulares do ensino infantil, médio e fundamental. O programa é realizado, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado do PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
No Centro de Convenções em Pirassununga/SP, foi realizada a formatura de 308 alunos da 1ª e 5ª série das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
“Não podemos também de agradecer aos nossos grandes amigos e parceiros que nos apoiaram para a realização dessa incrível formatura cheio de amor, carinho e de muita alegria” resumiu o Cabo PM Mancin.
A aluna Helena Schimack Rodrigues de Almeida, de 10 anos, da 5ª Série, do Colégio Liceu Vivere, apresentou a melhor redação, sendo escolhida por uma comissão da Polícia Militar de Pirassununga.
Segue:
A minha experiencia no PROERD foi o máximo!!
No PROERD aprendi a tomar boas decisões, não utilizar drogas, não ceder a pressão dos colegas e tudo isso me ajuda a manter a segurança em minha vida.
O policial Mancin me ensinou muitas coisas, para saber se estou tomando decisões seguras e responsáveis eu uso o modelo de tomada de decisão PROERD, que tem o defina, analise, atue e avalie, que facilitou muito para mim.
Antes do PROERD, costumava ceder à pressão de alguns colegas, o que não era bom pra mim, mas depois passei a entender que isso não contribuía comigo e que algumas pessoas usavam isso contra mim.
Nas aulas do PROERD o policial explicou que no cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça e que ainda tem muitos efeitos colaterais e prejudiciais.
Ele disse também que é muito difícil sair do mundo das drogas e que mais de 200.000 brasileiros morrem por causa das drogas e por isso nunca devemos utilizá-las.
Eu nunca pensei que as drogas poderiam ser tão perigosas e que pessoas más poderiam oferecer para nós crianças, mas o policial nos ensinou o que fazer nessas situações. Nós devemos recusar, sair de perto, falar que não e contar a um adulto ou para evitar tudo isso podemos evitar ir em pontos da cidade que tem pessoas que utilizam drogas, assim manter a segurança.
O policial Mancin me ensinou como mostrar confiança sem ser desrespeitosa com outras pessoas, para isso eu preciso manter postura, escutar o outro, olhar nos olhos, ombros para trás. Isso mostra ao outro que estou confiante comigo mesmo, mas também demonstra respeito.
A bebida alcoólica em grande quantia faz muito mal a saúde e também causa efeitos colaterais, sendo assim, muito difícil para de beber.
A importância do PROERD nas escolas é que ele ajuda a criar crianças seguras e responsáveis. Sem essa ajuda do PROERD as crianças quando crescem acabam sendo influenciadas pelas drogas e ficam inseguras de si.
O PROERD Realmente me ajudou muito, agora me sinto muito mais segura e sinto que sei evitar situações de risco.
Na vida vou usar o PROERD para ficar segura e para ajudar as pessoas que precisam, para que todos vivam bem e para que eu viva bem.
Como diz o PROERD “Fiquem Seguros e sejam responsáveis”


Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta
Prefeito de Leme realiza ações culturais, saúde, meio ambiente e projetos culturais
Capitão PM Ivo de Moraes esclareceu durante entrevista tudo sobre o período do Defeso (Piracema)