Policiais Militares Ambientais, do comando da 2ª Cia PM, comprometidos com o Meio Ambiente

Além de atuar no policiamento ambiental em situações, a fim de proteção para a flora e fauna, os policiais do 1º, 2º e 3º Pelotões, do comando do Capitão Ivo de Moraes, da 2ª Cia. PMAmb, também tem como objetivo em levar aos escolares atividades ambientais.
Atividade de Educação Ambiental
Nesta quinta-feira, 31, pelo município de São João da Boa Vista, o policiamento ambiental do 2º Pelotão, 1º Sargento PM Melize e Cabos PMs Rodrigo e Márcio, em continuidade da “Operação SP Sem Fogo”, realizaram atividade de Educação Ambiental destinada aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental na EMEB Professor João Baptista Scannapieco.
Durante a palestra, foram abordados diversos temas relacionados à preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, tais como: a importância da água para a sobrevivência humana, o desmatamento, a coleta seletiva do lixo doméstico, a manutenção de animais em cativeiro, os atos de maus-tratos, a pesca predatória, os incêndios florestais e as atribuições da Polícia Militar Ambiental como protetora da fauna e flora.

Na oportunidade foram distribuídos folder explicativo aos participantes sobre a operação SP Sem Fogo.
O evento contou com a participação de setenta (70) crianças e funcionários da instituição de ensino.
Introduzir espécime animal
Pelo município de Pirassununga, em continuidade da “Operação Impacto-São Paulo Sem Fogo”, durante atendimento de denúncia versando sobre aves silvestres em cativeiro, os Cabos PMs Cunha e Silvério, do 1º Pelotão, tiveram em constatar em cativeiro a guarda e manutenção continuada de duas (2) aves híbridas, sem autorização/licença do órgão ambiental competente.
Diante da irregularidade, foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.400,00, nos termos do Artigo 26, Caput, da Resolução SIMA 005/21.

As aves foram apreendidas e depositadas ao infrator, (por não haver vagas em local apropriado para destinação nesta data) onde permaneceram até deliberação do atendimento ambiental.
Impedir/dificultar a regeneração natural
Pelo município de Araras, nesta quinta-feira, 31, os Cabos PM Ezequiel e Mafra, do 1º Pelotão, em “Operação Impacto/ SP Sem Fogo”, em atendimento a demanda SIOPM, referente a deposito de resíduos sólidos (Entulho), em área onde se localizava o antigo Iate Motel.
Pelo local os policiais constataram uma intervenção corresponde a 0,014, mediante o deposito de material e demais benfeitorias na área, sem autorização do órgão ambiental competente, com consequente de embargo na área objeto da autuação, sem prejuízo da responsabilidade penal.

Fonte – 2ª Cia PM Ambiental de Pirassununga