Polícia Militar Ambiental e agentes da CETESB apuram possível crime federal de “mineradora”

Nesta última quinta-feira, 17, o Capitão PM Ilgges, comandante da 2ª Cia., o Tenente PM Ivo de Moraes, comandante dos Pelotões pertencentes à Companhia com sede na cidade de Piracicaba/SP, todos do 5º BPMAmb, que compunham a viatura A-05200, tendo como motorista o Cabo PM Furlan, e o Capitão PM Hirano, os Cabos PMs Sarto e Colepicollo, integrantes do P-3, do 5º BPMAmb, os quais ocupavam a viatura A-5100 da 1ª Cia., com sede em Campinas), realizaram uma refiscalização da ocorrência n° 12018, em conjunto com agentes da CETESB de São João da Boa Vista/SP, agentes Daniel Franco e Fausto de Faveri , numa “mineradora” localizada num Sítio do bairro Itupeva, ao longo da SP – 340, município de Aguaí/SP.

A ação foi desencadeada por conta de atividade minerária com indícios de ilegalidade na propriedade rural, sendo realizada minuciosa vistoria pelas equipes, sendo constatada a veracidade quanto ao avanço da lavra de minérios do tipo argila, além da poligonal autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em uma faixa correspondente à 13 (treze) metros de largura, o que por sua vez aponta para provável usurpação de recursos pertencentes à União, configuração in tese do crime federal capitulado no artigo 55 da Lei Federal 9605/98.

Sendo dessa forma, demandada a Polícia Federal de Campinas representada pelo agente Tarciso G. Haddad e pela Delegada de sobreaviso Dra. Estela, a qual recomendou a remessa de todo expediente produzido pela PMAmb, via ofício, para a devida apuração através de Inquérito Federal a ser instaurado.

Informações e Fotos – Polícia Militar Ambiental


Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta
Prefeito de Leme realiza ações culturais, saúde, meio ambiente e projetos culturais
Capitão PM Ivo de Moraes esclareceu durante entrevista tudo sobre o período do Defeso (Piracema)
Indústria de Pirassununga sofre ação de despejo por falta de pagamento