Pirassununga recebe edição do projeto Artesanato Brasileiro com oficinas gratuitas

Desenvolver habilidades manuais e um olhar artístico por meio da utilização de matérias-primas orgânicas presentes no nosso dia a dia, a partir de elementos disponíveis no repertório da cultura popular brasileira é o objetivo do projeto Artesanato Brasileiro que percorre cidades do interior paulista e chega a Pirassununga com atividades gratuitas neste mês de abril.
As inscrições são destinadas para o público em geral a partir de 12 anos epodem ser feitas até o dia 01/04, via formulário: https://forms.gle/JKN24PTzWx21sQuJ6 ou presencialmente no Lar André Luiz, onde serão realizadas as oficinas, de 07/04 a 16/04, em dois turnos, manhã e tarde. Estão previstas 2 turmas, com 20 vagas em cada.
A atividade propõe um olhar criativo e de imersão nos produtos naturais da região, tendo como base sementes, folhas, palhas, tintas naturais, entre outros, que serão explorados no intuito de aflorar o imenso acervo artístico cultural do qual somos herdeiros e que podem ser expressos nessa importante atividade que é o artesanato brasileiro.

Segundo a oficineira Mariane Lopes Corrêa, artista plástica e artesã, a partir das oficinas de artesanato que são oferecidas é possível aprender novas técnicas e possibilidades de trabalhar com estes materiais, que são acessíveis a todos, o que fica fácil manter o projeto vivo. Técnicas de colagem, pintura, costura, bordado, partindo sempre das sementes, folhas e grãos, se transformam em arte. E neste caminho podem encontrar na atividade uma finalidade lúdica, terapêutica, artística ou mesmo um novo ofício com a criação de um produto artesanal autêntico.
Além de desenvolver as habilidades artísticas e manuais nos participantes, a oficina oferece essa possibilidade de capacitação para o artesanato, o que pode resultar na geração ou incremento de renda. É destinado a pessoas a partir de 12 anos sem limite de idade. Todos irão receber certificado de formação, com carga horária de 40 horas.
“Agradecemos por nos incluir em projetos tão significativos e gratificante. É uma ação de grande importância para a comunidade, que envolverá a produção de artesanatos manuais e naturais, promovendo a cidadania e celebrando a diversidade local, além de fortalecer as tradições regionais”, contextualiza o coordenador administrativo do Lar André Luiz, Fábio Prado.
O projeto Artesanato Brasileiro é realizado pela MR2 Cultural, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Comércio do Governo do Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), com apoio da Think Projetos e Lar André Luiz de Pirassununga. É patrocinado pelas empresas Companhia Müller de Bebidas.
Turma 1: manhã
De 07 a 11/04: das 8h às 10h30 (segunda a sexta)
De 14 a 16/04: das 8h às 10h30 (segunda a quarta)
Turma 2: tarde
De 07 a 11/04: das 13h às 15h30 (segunda a sexta)
de 14 a 16/04: das 13h às 15h30 (segunda a quarta)
Serviço:
Projeto Artesanato Brasileiro
Período: de 07 a 16/04, turmas manhã e tarde
Local: Lar André Luiz – Rua Alan Kardec, 412 – Vila Industrial – Pirassununga, SP
Faixa Etária: a partir de 12 anos
Vagas limitadas: 20 vagas por turma
Inscrições: Direto no local ou pelo link: https://forms.gle/JKN24PTzWx21sQuJ6
Mais informações: 19 99319-6773
Confraria da Informação – Assessoria de Imprensa da MR2 Cultural
jornalista responsável: Luciana de Almeida


Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II
Operação Piracema – Fontes de Consumo de Pesca
Porto Ferreira. GCM cumpre mandado de internação provisória no bairro Vila Maria
IX Mostra Natalina da Rede Municipal de Ensino, intitulada “NATAL EM LEME: DIVERSIDADE QUE ENCANTA”