PAT retoma programação do Time do Emprego
Com apoio da Secretaria Municipal do Comércio e Indústria de Pirassununga/SP, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Pirassununga (PAT) realizou nesta terça-feira à tarde (20), no Plenário do Paço, a retomada da programação denominada “Time do Emprego”, uma série de encontros com pessoas fora do mercado de trabalho, que passam por uma preparação especial para reconquistar esta vaga.
O “Time do Emprego” é um programa do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria Estadual do Emprego e Relações Trabalhistas), de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Geralmente, estas turmas se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante quatro horas.
Em Pirassununga foram reunidas 40 pessoas de várias formações profissionais graus de instrução e idades, para este encontro, cuja turma inicial foi retomada após alguns anos inativo. Após a fase de adesões feitas em janeiro e início deste mês de fevereiro, a primeira turma se reuniu terça (20), para as orientações sobre o programa, que incluiu o levantamento das expectativas, o compromisso da participação efetiva e para “responder” alguns dos questionamentos indicados pelo programa.
Dentre estes “questionamentos”, estão reflexões sobre “quem sou eu”, para reencontrar as habilidades e competências; além do desenvolvimento de um currículo atrativo, formulário de solicitação de emprego e entrevista; e técnicas de procura de recolocação profissional. O programa também observa, nestas quatro horas de convivência, o comportamento em grupo e possíveis “respostas” em que o candidato a um novo emprego no mercado de trabalho precisa reconhecer em si e informações complementares do mercado.
“Além das técnicas acima, mais cinco itens, cada participante precisa responder: ‘este emprego é para mim’; ‘mantendo-me saudável’; além de testes aplicados por empregadores, planejamento financeiro e trabalho por conta. Somente assim, o ‘Time do Emprego’ vai ser importante para recolocar a pessoa no mercado”, observa Tereza Marcelino Erxleben, responsável pelo PAT de Pirassununga que, ao final do programa, vai entregar certificados de participação.
Para o secretário municipal William Ponciano (Comércio e Indústria), é uma nova oportunidade destas pessoas com qualificação, porém, sem emprego, de retornar ao mercado de trabalho. “Retomamos com esta atividade, a pedido do próprio público, para auxiliarmos no retorno ao mercado profissional. O ‘Time do Emprego’ ajuda cada pessoa a se qualificar melhor para retomar a carreira no mercado de trabalho”, reiterou.
Esta turma inicial faria um novo encontro final nesta sexta-feira à tarde (23), no Plenário do Paço, e o próprio PAT já trabalha com novas adesões para formar novas turmas, nas próximas semanas. “Vamos formar novas turmas nos próximos dias”, finalizou Tereza Erxleben.
Informações – Imprensa Oficial do Município de Pirassununga


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’