Palestra internacional com especialista dos Estados Unidos
Na próxima semana, terça (4) e quarta-feira (5), o Campus da USP de Pirassununga/SP organiza com apoio da pasta do Meio Ambiente de Pirassununga e APAE de Pirassununga a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pirassununga/SP uma palestra de uma das mais conceituadas especialistas em bem-estar animal em todo mundo, a professora norte-americana Temple Grandin, atual titular na Colorado State University.
A visita ilustre tem como objetivo relatar experiências da especialista com animais e como o autismo foi “vencido” através deste trabalho, reconhecido internacionalmente. Assim, está palestra tem este principal objetivo: como os animais vivenciam o mundo.
O primeiro dia desta visita – terça-feira (4) – agendado para acontecer no campus local da Universidade de São Paulo, a professora Temple Grandin profere uma palestra-conferência sobre o bem-estar animal, aberta a estudantes, professores, profissionais e autoridades locais, regionais, estaduais, nacionais e mesmo, internacionais. O tema será avaliação do bem-estar, transporte, abate de animais.
Esta conferência tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também da Secretaria Estadual da Agricultura, pois ambas pastas ainda desejam avançar nas discussões sobre os marcos regulatórios sobre o bem-estar dos animais.
Já o segundo dia de visita, a partir das 19 horas de quarta-feira (5), nas dependências do Centro de Convenções “Prof.-Dr. Fausto Victorelli”, no Jardim do Lago, em colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirassununga (APAE), a professora Temple Grandin vai dividir experiências com o autismo que auxiliou sua carreira acadêmica e profissional, desde seu bacharelado em psicologia, na Franklin Pierce University, seguido do mestrado em zootecnia pela Arizona State University, além do doutorado pela University of Illinois, em Urbana-Champaign.
Segundo comenta o professor-doutor Adroaldo Zanella, da FMVZ/USP, de Pirassununga, a universidade trabalha com animais no campus local com inspiração no conceito desenvolvido pela especialista norte-americana, denominada de “curral ante estresse”.
• Agenda – A agenda a ser cumprida se inicia nesta terça (4), com a palestra “avaliação do bem-estar”, com o professor Dr. Adroaldo José Zanella (FMVZ/USP); em seguida, a professora Dra. Temple Grandin profere sua palestra. À tarde, mais dois professores debatem pela palestra “bem-estar em animais de produção”, e “rede brasileira do bem-estar animal”, respectivamente com os professores Drs. Evaldo Titto e Augusto Gameiro.
Na quarta (5), novamente a professora Dra. Temple Grandin comenta sobre o sistema norte-americano – American Meat Institute; ainda pela manhã, mais três palestras: “serviço de inspeção estadual e federal e bem-estar animal”, com os professores Drs. César Krüger (CIPOA) e Leila Mussi (MAPA); e para finalizar, “serviço de inspeção municipal e bem-estar animal”, com o professor Dr. Elci Lotar Dickel (MAPA).
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’