Odyrlei Montesino retratou em 2021, o que estamos vendo 14 meses depois
Tudo que se publica nas redes sociais, ficam para sempre e, justamente um comentário feito pelo presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos no dia 27 de outubro de 2021, está sendo vivenciado neste mês de dezembro, ou seja, um ano e dois meses. O que escrevia naquela oportunidade é o puro retrato de hoje, com um diferencial, na ocasião não tinha terceirização da Coleta de Lixo e, a roçagem era um preço justo (R$ 0.19), o metro quadrado, hoje, ainda sem contrato, a empresa ganhadora fará o mesmo serviço pelo valor de (R$ 0,44), ou seja, mais do que o dobro, sem falar que coincidência é a mesma empresa que vai realizar a Coleta do Lixo domiciliar, também ainda se contrato.
Porém, coincidência ou não, a empresa fez esta semana a roçagem da “pracinha” da Cidade Jardim, onde fica a casa do prefeito, enquanto a cidade está em um só matagal.
Abaixo a pastagem de Montesino:
- Pirassununga, 27 de outubro de 2.021, cruzamento das Ruas Bento Dix com a Dos Andradas, Bairro Rosário. Esse era o cenário a hora que cheguei do trabalho (+/- 18h), já são 5 dias sem coleta de lixo aqui no bairro.
- É fato que há anos o setor de coleta de lixo está abandonado e sem investimentos, falta equipamentos novos e mão de obra, aliás, a secretaria de obras como um todo encontra-se sucateada.
- E eu sei o quanto o Secretário de Obras se esforça para não deixar a “peteca cair”, mas sem as mínimas condições é quase impossível. O Prefeito segue inerte, como na maioria das situações que não envolve a área saúde.
- Por falar em saúde… por lá (na saúde) as coisas também não vão muito bem (aos menos para os munícipes). Contrataram um monte de funcionários terceirizados de forma, no mínimo, questionável (sem concurso público ou licitação), com a promessa de que o atendimento iria melhorar, que não faltaria mais médicos, etc., chegaram até dizer que por conta de uns lencinhos no pescoço das funcionárias o atendimento estava melhor, mas na prática continua a mesma coisa – consulta médica só para 60/90 dias.
- Resumindo: Só cometeram atos possivelmente improbos (contratação de funcionários sem concurso público é ilegal), enquanto a população continua na mesma: Sofrendo pela falta de atendimento de saúde adequado.
- Mas, voltando a falar da coleta de lixo….
- Em tese, esse problema é até simples de resolver, penso eu: Bastaria passar o serviço para o órgão que tem melhor condições financeiras e capacidade técnica para gerir, no caso estou falando do SAEP.
- Lógico, isso deve vir com algumas contrapartidas para a Autarquia.
- Contudo, ao que parece esse tema não está na pauta do nosso Alcaide. Não há interesse em resolver o problema da coleta de lixo do município, não nesse momento!!
- E a razão é simples e até óbvia: Querem sucatear (mais) para depois terceirizar o serviço (passar para uma empresa privada). Sucateando é mais fácil de terceirizar, com o tempo a própria população não aguentando mais sofrer com a má prestação do serviço, ela pede a terceirização, privatização e outras formas de desmonte do Estado (vide os correios).
- Segundo as más línguas essa “genial” ideia (de terceirizar a coleta), na verdade seria para pagar uma suposta dívida de campanha com um político de uma cidade vizinha. A coleta de lixo passaria, através de licitação, para uma empresa ligada ao amigo político.
- Sinceramente? Não acredito nisso (ou não quero acreditar), mas na política tudo é possível!!
- O médico Dr. Dimas é indiscutível uma boa pessoa, confesso que gosto dele como pessoa, mas como Prefeito deixa muito a desejar.
- No começo até achei que ele poderia fazer uma boa gestão, chegamos até trocar algumas ideias, mas passado alguns meses vejo que o mesmo não tem o “jeitão” de bom administrador, falta pra ele o entendimento de que a Administração Pública é muito mais do que gravar vídeos no Facebook ou tentar terceirizar tudo, inclusive seu próprio cargo.
- Ele deixou a Prefeitura largada à própria sorte; “traiu” parte da sua base política; trouxe pessoas de fora do município para “comandarem” pontos chaves para qualquer gestão (na sua ainda mais) e o pior, são péssimos gestores; demitiu funcionários altamente capacitados para empregar cabos eleitorais; optou por priorizar seu emprego particular.
- Enfim, são tantos e sucessíveis erros que muito gente tem dito que: “o Prefeito não fica na prefeitura”; “a cidade tá abandonada” e outras coisas do tipo. E tudo isso tem lhe custado a perda de apoio político, tanto na Câmara Municipal como junto à população.
- E a coisa só não anda pior para a Administração muito graças a 4 ou 5 secretários que realmente fazem a diferença nessa e em qualquer outra gestão.
- Todos esses erros, acumulado com a má condução política do Prefeito, culminaram na abertura, pela Câmara Municipal, de uma Comissão Processante com a finalidade de cassar o seu mandato.
- Pra mim essa Comissão, cujo julgamento é político, é um sopro de esperança de que nesses próximos 90 dias o Prefeito acorde, mude de atitude e assuma de vez as rédeas da Administração Pública, começando pela demissão de pessoas de fora de nossa cidade que até agora só atrapalham sua gestão realizando atos aparentemente ímprobos, o Prefeito deve também ouvir mais as suas bases políticas, não deixando a Prefeitura nas mãos de 2 ou 3 secretários, enfim, ou o Dr. Dimas assume o cargo de Prefeito ou ele acabará impchado do bico que tem feito na Prefeitura e ainda correrá o risco de perder o emprego de Médico na Santa Casa.
- De coração, torço para que ele abra os olhos a tempo e que nada continue como Dantes no quartel d’Abrantes!
- Espero que o lixo não continue acumulando na porta de nossa casa, que o Médico não continue fazendo um bico de Prefeito e nós (população) não continuamos sofrendo pela má gestão pública.
Abaixo alguns dos comentários feitos na oportunidade:
Muito lúcida toda análise Ordirley. Parabéns!
Só faço um adendo quanto ao seu desejo de o prefeito abrir os olhos e assumir as rédeas a partir de agora: se ele cometeu improbidades, e parece ter cometido, não deveria haver mais a possibilidade de o mesmo tomar as rédeas e continuar a governar. Ele precisa ser julgado, politicamente ou não, e arcar com as consequências das possíveis improbidades, claro, se confirmando elas.
Odirley
Que coisa não, vc me perguntou na reuniao do Conselho e eu expliqueo a consulta agendada pir problemas no sistema e tambem q antecipariam todas para novembro. E foi uma Unidade em q a médica teve q antecipar as férias por problemas pessoais q n…
Sabias palavras pois nao adianta fazer live se o principal nao faz cuidar da administracao da cidade. Se for para elencar tudo o que ele disse quando ganhou a eleicao e ficou apenas no papel.
Eu sei pois trabalho na educaçao e sabemos como esta a educaçao mas nao adianta falar pois hoje é tudo jogada politica.