Nova eleição para prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, SP, é suspensa pelo TSE
Do G1 – São Carlos/Araraquara
A eleição para prefeito e vice-prefeito de Santa Cruz das Palmeiras (SP), marcada para 3 de junho, foi suspensa pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. A decisão foi dada na segunda-feira (14) e o ministro não se manifestou sobre o pedido de recondução do ex-prefeito Tiago Oliveira (PTB) ao cargo.
A chapa de Thiago de Oliveira e Josias Rabelo Junior foi cassada em fevereiro de 2017 por fraude na arrecadação de recursos para as eleições de 2016. A dupla foi eleita com diferença de 462 votos da chapa que ficou em segundo lugar.
Após a cassação, o prefeito se manteve no cargo por meio de recursos vários embargos de declaração, todos negados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que, em abril, marcou novas eleições municipais para Santa Cruz das Palmeiras (SP) após esgotarem todos os recursos possíveis.
Em 19 de abril, o presidente da Câmara de Santa Cruz das Palmeiras (SP), José Antonio Zanatta (PP), conhecido como Toninho Zanatta, assumiu temporariamente a prefeitura.
Mas Thiago Oliveira entrou com um recurso no TSE, junto com um pedido para permanecer no cargo até a decisão final do processo.
A decisão do ministro Barroso foi parcial e tratou apenas das eleições municipais, que ficam suspensas até a decisão final do TSE sobre o caso, e nada determinou sobre a cassação do prefeito e a perda dos seus direitos políticos por oito anos.
Para o advogado do ex-prefeito, Daniane Magia Furtado, a decisão de suspender a eleição foi um avanço. “Considerando que já foi um avanço de verificar a possibilidade de mudança da decisão pelo TSE com a suspensão da eleição e com base nisso estamos avaliando a possibilidade de reforçar o pedido de concessão integral [para o retorno de Thiago de Oliveira]”, afirmou.
O G1 tentou, mas ainda não conseguiu contato com o atual prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Toninho Zanatta.


                                    Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado                                
                                    Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca                                
                                    Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni                                
                                    Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?                                
                                    Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio