Leme lança “Abril Laranja” em defesa dos animais. Pirassununga discute como agir
Enquanto que Audiência Pública na Câmara Municipal de Pirassununga/SP, voltadas para o bem estar animal, o município coloca em ação o Projeto “Abril Laranja”, que faz alerta sobre os maus tratos e crueldade contra animais.
Lembrando que cerca de 7 anos atrás, o vereador Vitor Naressi (PSL) num trabalho junto ao Deputado Federal Ricardo Izar, conquistou para o município um Castra Móvel, o qual sequer foi usado por interesses dos governos municipais.
As informações e imagens são da Secretaria de Comunicação Social.
Abril Laranja – Mês de Alerta sobre os maus tratos e crueldade contra animais.
Atenção para os cuidados com seus cães e gatos
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal do meio Ambiente através do CAVET – Centro de Atendimento médico Veterinário informa sobre o Abril Laranja – Mês de Alerta sobre a crueldade e maus tratos contra animais.
Essa campanha foi criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês).
Segundo dados do CRMV-SP, com a pandemia, houve um aumento dos casos de denúncias de maus tratos contra aninais de 10%, em 2019 foram registrados 4108 contra 4524 de 2020.
A definição de maus tratos não está somente em casos de espancamentos, abrange desde o abandono até o não cuidado com a saúde dos animais.
Em nosso país a Lei 14.064/20, mais conhecida como Lei Sansão, aumentou a pena para quem pratica maus tratos contra cães e gatos, passando a punir com reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
O CAVET, Centro de Atendimento Médico Veterinário Municipal, está equipado e preparado para atendimento clínico e em muitos casos, cirúrgicos para a população, previamente cadastrada.
A estrutura do CAVET conta com quatro consultórios, sala de observação, sala de preparo cirúrgico, centro cirúrgico e Raios-X. Estando ainda previsto a implantação de laboratórios Hemato biológico e de fezes e urina.
Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no CAVET – Centro de Atendimento Médico Veterinário Municipal, localizado na Avenida Joaquim Lopes Águila, 3820 – Jardim Juana (ao lado do CAIC), ou através do telefone 3573-0574.
Zoonoses inicia trabalho de ADL contra o Aedes aegypti em Leme
Avaliação de Densidade Larvária ocorrerá do dia 11 a 20 de abril
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Zoonoses informa a toda a população sobre a realização da Avaliação de Densidade Larvária.
A Avaliação de Densidade Larvária é mais uma das ações de controle e combate à dengue e é uma atividade realizada com anuência da Secretaria de Saúde de Estado.
Trata-se de uma atividade realizada pelos agentes de controle de endemias, onde um programa com algoritmo faz automaticamente um sorteio dentre todas as residências do município por amostragem, estas casas sorteadas recebem a visita dos agentes em uma inspeção mais minuciosa onde são coletadas e contadas todas as larvas encontradas.
O material é acondicionado em frasco próprio e encaminhado ao biólogo do núcleo que faz a identificação das larvas. Relatório com os inservíveis encontrados com água também é produzido pelas equipes.
Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Podendo, por exemplo, redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.
São realizadas 04 ADLs por ano a cada 3 meses.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou por meio do telefone (19) 3573.6599, ou também diretamente no Núcleo de Zoonoses, localizado Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, das 7:00h. às 16:00h. ou pelo telefone (19) 3571-029