Leme é a primeira cidade a receber a Jornada de Descarbonização, no dia 14/3

Inciativa conjunta de Fiesp, SENAI-SP e Sebrae-SP propõe aumento na competitividade de micros, pequenas e médias indústrias por meio da redução de emissões de Gases de Efeito Estufa
Com uma indústria variada e que permeia áreas como alimentos, bebidas, máquinas, insumos agrícolas, química, móveis e cerâmica, o município de Leme receberá na sexta-feira (14/3) a Jornada de Descarbonização. O programa tem como objetivo apoiar as indústrias paulistas na transição para um futuro mais sustentável e competitivo. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://sp.senai.br/evento-jd-leme.
A Jornada de Descarbonização, iniciativa conjunta entre Fiesp, SENAI-SP e Sebrae-SP, consiste em consultorias e projetos estruturados em seis etapas que visam à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): diagnóstico, gestão de dados, inventário de GEE, otimização de processos, plano de redução e implementação. Para indústrias com faturamento anual bruto de até R$ 8 milhões, o programa é oferecido de forma gratuita.
“Trata-se de uma importante iniciativa considerando, principalmente, o momento em que os países estão intensificando os esforços para mitigar as emissões visando atender aos acordos internacionais e seguir rumo a uma economia de baixo carbono. Nesse sentido, é importante utilizar as ferramentas disponíveis para acompanhar as tendências mundiais e tornar a indústria paulista cada vez mais competitiva diante esses desafios”, destaca Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical e vice-presidente da Fiesp.
Até 2035, o Brasil tem como meta reduzir as emissões de GEE entre 59% e 67% em relação a 2005, conforme sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) no Acordo de Paris. Em São Paulo, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, conforme o compromisso firmado na campanha Race to Zero, da ONU – Organização das Nações Unidas.
Escola Móvel de Economia Circular
Durante o evento, os participantes poderão visitar as instalações da Escola Móvel de Economia Circular do SENAI-SP. Idealizada para promover a capacitação, o treinamento e a disseminação de conhecimento sobre o tema, a unidade aborda a temática com aula imersiva sobre os principais conceitos da economia circular, que propõe uma mudança de mentalidade ao repensar produtos e serviços, desde o projeto até a revisão de modelos de negócio.
A escola móvel também é uma oportunidade para fortalecer a colaboração global e envolver empresas no desenvolvimento de um futuro sustentável pautado pela Economia Circular, um conceito cada vez mais relevante e imprescindível atualmente.
Jornada de Descarbonização em Leme
Quando: 14/3/2025 (sexta-feira)
Horário: 09h30 cadastramento | 10h00 – início do evento
Local: Centro Integrado Educacional “Karnal Taufic Nacif” (Avenida Joaquim Lopes Aguila, s/nº – em frente ao SESI – Centro – Leme -SP)
Inscrições: https://sp.senai.br/evento-jd-leme
O vice-presidente da Fiesp e diretores do SENAI-SP estarão à disposição para entrevistas.


A Trajetória de Excelência de Sadrac de Oliveira (Penellope)
Força Tática de Pirassununga prende homem tentando furtar divisórias de alumínio de prédio abandonado do INSS
Polícia de SP prende 16 suspeitos em operações durante blocos de Carnaval na capital
As entrevistas do Programa A VOZ DO POVO, das Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema plus
Parceria entre Prefeitura de Leme e Sicoob Credacil impulsiona curso de costura com foco em sustentabilidade e geração de renda
Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros resgatam homem no Rio Mogi Guaçu