Leme e a crise política: historiador lança livro com descobertas inéditas das décadas de 1960 e 1970

O historiador João Batista Correa resgata, por meio de documentos históricos, fatos marcantes e esquecidos dos movimentos políticos, revelando detalhes da trajetória política e social de Leme
Leme receberá um importante lançamento literário no próximo dia 28 de março, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Profª Carolina de Moura Hildebrand. Trata-se do livro “Ativismo e Crise Política na História de Leme – 1968-1973”, do historiador lemense João Batista Correa. A obra traz um resgate documental e uma análise aprofundada de um dos momentos mais turbulentos da história política local, conectando-o ao contexto nacional e internacional da época.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal de Leme, reafirmando o compromisso com a valorização da memória histórica local e a democratização do acesso ao conhecimento. A produção e confecção foi uma realização da Editora GM Editorial (gmeditorial.com.br/#folio), garantindo alta qualidade editorial e de impressão.
“Neste trabalho apresento ao leitor algo que vai além do que já sabemos sobre a história de Leme. E entre os documentos históricos pesquisados, resgatei uma história pouco contada sobre um dos períodos mais críticos da política local e nacional, que são importantes para a nossa população conhecer, e, que está compreendido entre os anos de 1968 a 1973. Neste período Leme enfrentou crises políticas, cassações de prefeitos e o impacto do Governo Militar”, revela o historiador Correa.
O livro, que já se encontra em período de pré-venda, aborda a instabilidade política vivida em Leme entre o final da década de 1960 e o início dos anos 1970, incluindo a cassação do então prefeito Orlando Leme Franco e as sucessivas intervenções no governo municipal. Outro ponto de destaque é a militância de Maria Augusta Thomaz, lemense que integrou grupos de luta armada contra o regime militar, além de integrar a ALN e posteriormente o MOLIPO, até sua morte em 1973.

Segundo o historiador João Batista Correa, a obra é dividida em três partes. A primeira analisa o cenário político nacional e internacional, explorando a ditadura militar e os movimentos de resistência. A segunda parte traz uma linha do tempo da política lemense, desde a fundação da cidade até os conflitos da década de 1970. Já a terceira parte é dedicada à trajetória de Maria Augusta Thomaz e ao impacto de sua atuação no contexto local e nacional.
“O livro revela documentos inéditos sobre esse período crítico de Leme, com detalhes que ainda não haviam sido amplamente discutidos. Busquei trazer um olhar amplo, conectando os acontecimentos locais à crise política do país”, destaca o autor João Batista Correa.

Outro diferencial da pesquisa é a descoberta de registros históricos da fundação da cidade e da Câmara Municipal, além de fotos inéditas da gestão do ex-prefeito Sergio Antônio Antunes. “Ao longo dos anos, fui coletando documentos e entrevistas que ajudam a compreender as transformações políticas que marcaram nossa cidade. Este livro é resultado desse trabalho de pesquisa e dedicação à memória de Leme”, afirma Correa.
Além do lançamento, o autor fará a doação de 60 exemplares do livro para as escolas estaduais de ensino fundamental e médio de Leme, além de órgãos públicos do município.

Lançamento terá bate-papo com o autor
A sessão de lançamento contará com uma apresentação do autor, João Batista Correa, e um bate-papo sobre o tema, além da venda de exemplares autografados. O evento é gratuito e aberto ao público. Para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história política de Leme e suas conexões com o cenário nacional, esta é uma oportunidade única de acesso a um material rico em informações e reflexões históricas.
Livro já está em pré-venda
Os interessados já podem adquirir o livro na pré-venda, que segue até o dia 27 de março de 2025. As entregas e retiradas estarão disponíveis a partir de 28 de março de 2025.
As opções de retirada ou entrega são a retirada presencial na Biblioteca Pública de Leme (utilizar no momento da compra o cupom: “retiraremmaos”) ou envio pelos Correios, que contará com a inclusão de frete fixo no valor de R$9,00. Para reservar o exemplar, o interessado deverá preencher o seguinte formulário online: https://forms.gle/1QTVcFwwkeHuUT118.
Sobre João Batista Correa
Doutorando e mestre em História, com especialização em Brasil Colônia, suas pesquisas se concentram na história do Brasil, com ênfase nas cidades do Rio de Janeiro, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, investigando as dinâmicas sociais, econômicas e culturais que moldaram essas regiões ao longo dos séculos.
Além da produção acadêmica, Correa se dedica à divulgação histórica para um público mais amplo. Por meio de seus canais no YouTube (João Correa Historiador e Leme Antiga), torna a história acessível e envolvente, compartilhando suas pesquisas, analisando eventos marcantes e promovendo reflexões sobre o passado e suas conexões com o presente.
Atualmente o historiador desenvolve pesquisas e conteúdos nas mídias sociais por meio das páginas Leme Antiga e Região e João Correa Historiador . Também atua na produção de livros e documentários históricos, sendo seu trabalho mais recente o documentário Newton Prado: O Herói Lemense.
Crédito foto: Divulgação e Acervo da Família Antunes
Foto e Legenda:
– João Batista Correa Historiador. Divulgação
– Maria Augusta Thomaz e seu pai Aniz Thomaz. Divulgação
– Moradores de Leme ao lado do fornecimento de água potável de Leme nos anos de 1960. Acervo da Família Antunes
– Imagem aérea da cidade de Leme. No setor esquerdo superior está a Estação de Trem e parte da linha férrea, e a praça central e a matriz de São Manoel. Década de 1960. Acervo da Família Antunes
– Ex-Prefeito Orlando Leme Franco. Divulgação
– Ex-Prefeito Sérgio Antônio Antunes. Divulgação
Serviço
Lançamento Livro: “Ativismo e Crise Política na História de Leme (1968-1973)
Data: 28 de março de 2025
Período: sexta-feira, às 19 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Profª Carolina de Moura Hildebrand (Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 – Centro)
Produção e confecção: Editora GM Editorial – www.gmeditorial.com.br/#folio
Mais informações:
Instagram: @Lemeantigaeregiao e @historiadorjoaocorrea
Email: [email protected]
Youtube: https://www.youtube.com/@historiadorjoaocorrea e https://www.youtube.com/@lemeantiga
Gratuito
março/2025
Informações para a imprensa
Gera Conteúdo
Ricardo Missão (MTB- 42.266/SP)
(19) 99158-4885


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira