Está proibida a pesca em Cachoeira de Emas/Pirassununga
Atualizado as 21h15 de 19 – 03 – 2017
A partir da próxima segunda-feira, 20, está proibido qualquer tipo de pesca em três quilômetros de trecho do Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas, município de Pirassununga/SP. Os trechos proibidos são, um quilômetro e meio abaixo da Barragem da ARATU e um quilómetro e meio acima da referida barragem.
O Ministério Público do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através de sua representante em Pirassununga, a Dra. Telma Regina Fernandes Rego Pagoto encaminhou tempos atrás para o Tenente PM Ivo de Moraes, comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, com sede em Cachoeira de Emas, um documento onde mostrava a Instrução Normativa nº 26 no dia 2 de setembro de 2009 pelo INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA, e que tal medida não estava sendo cumprida, pois, automaticamente esta Instrução Normativa revogava a de nº 129 que era especificamente para o Recanto Turístico de Emas.
A Instrução Normativa nº 26 serve para todos os Rios da Bacia Hidrográfica do Paraná e diz o seguinte: A menos de 1.500m (mil e quinhentos metros) a montante e a jusante de mecanismos de transposição de peixes.
O documento foi enviado para o Comando Geral da Polícia Militar Ambiental, o qual reconheceu a solicitação do MP e, assim, uma reunião foi marcada na manhã desta sexta-feira, 17, nas dependências do CPTA/ICMBio, com vários segmentos da sociedade.
Entre os presentes estavam a Promotora de Justiça, Dra. Telma Regina, o Tenente PM Ivo Moraes, proprietários de Restaurantes de Cachoeira de Emas, o pesquisador e cientista Dr. Fábio Sussel, representantes de pescadores profissionais, o secretário de Agricultura e do Meio Ambiente do município Valdir Rosa, representantes do CEPTA/ICMBIO e o deputado federal Nelson Marquezelle (PTB).
Desta forma está proibida a pesca no Rio Mogi Guaçu, no trecho acima mencionado, ou seja, um quilômetro e meio abaixo da Barragem da ARATU e um quilómetro e meio acima da referida barragem.
A notícia foi divulgada por volta das 12h40 desta sexta-feira, 17, pelo Tenente PM Ivo Moraes durante o programa A VOZ DO POVO da Rádio Piracema FM 94,7 de Pirassununga/SP. O apresentador do programa Ademir Naressi jentrevistará o Tenente PM Ivo Moraes e o pesquisador/centísta da APTA – Fábio Sussel no programa desta segunda-feira, 20, às 11h00 onde serão dados maiores detalhes.
Foto:G1/Eptv


Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento
Leme. Prefeito Claudemir Borges segue governando de “A a Z”
GCM de Pirassununga segue autuou jovem soltando ‘pipa’ com linha ‘chinesa’. Outro foi multado por queima de fios de cobre
PMAmb da 2ª Cia, incessante no combate aos crimes ambientais
Falecimento da Sra. Nilse Tuckmantel
PMs dos pelotões da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental incansável no combate aos crimes ambientais