Encontro filosófico Aplaceano neste sábado: um método de ensinar português
O Encontro Filosófico Aplaceano é um encontro de amigos e amigas num local público onde todos os participantes são estimulados a participar da reflexão filosófica, independentemente de seu conhecimento sobre filosofia. Visamos proporcionar um ambiente informal para o livre pensar, a respeitosa convivência e a discussão educada sobre temas universais.
Os Encontros Filosóficos em geral procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar e discutir educadamente temas universais recorrendo às competências e atitudes cultivadas na filosofia acadêmica e pondo-as à disposição dos participantes que, dessa forma, são convidados a melhorar a forma como pensam e articulam os seus raciocínios com a ajuda de um moderador.
Com estes Encontros Filosóficos temos a ambição de formar vários grupos informais de investigação na cidade do Pirassununga e também fidelizar um grupo de pessoas não necessariamente com formação filosófica mas que tenham vontade de discutir ideias abertamente e em grupo.
O que anima estes encontros filosóficos é um enorme gosto pela discussão educada e pelo confronto intelectual entre pessoas reais. Este sentimento faz-nos sentir únicos, despertos, numa palavra, vivos.
Estes Encontros Filosóficos serão realizados todos os últimos sábados de meses impares durante 2018, ou seja, 27 de janeiro, 26 de março, 28 de maio, 27 de julho, 28 de setembro, e 29 de novembro.
Neste sábado, 27 de janeiro, primeiro Encontro Filosófico Aplaceano de 2018, o tema abordado será “Um método de ensinar Português para ajudar em todas as matérias. Objetivo: construir a cidadania” que terá como mediador o professor e escritor Edson Carlos Mendes de Souza.
Edson Carlos é graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB); tem mestrado em Linguística pela UnB; pós-graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (Belo Horizonte); é professor no Colégio Bernoulli de Belo Horizonte (um dos primeiros no ranking do ENEM); foi secretário de Educação da Prefeitura Municipal de São Gotardo (1992-1995); é fundador do Centro de Estudos Paideia; e é autor do livro “Aqui mando eu – Método Paideia de Redação”.
Na verdade, refletir e discutir sobre os grandes temas da vida pode proporcionar a nós momentos de verdadeiro prazer e compreensão de nós mesmos.
Participe conosco! O evento acontece neste sábado, dia 27 de janeiro, a partir das 9h30, na Sala de Reuniões da APAE, com entrada pela avenida Felipe Boller Júnior, com estacionamento próprio.
-ISRAEL FOGUEL (Jornalista e escritor)