Descalvado. Primeira Formação dos Profissionais de Apoio da Rede Municipal de Ensino

Na última sexta-feira, dia 07/02/2025, aconteceu na SEEC a primeira formação dos Profissionais de Apoio da Rede municipal de ensino da cidade de Descalvado/SP. Eles desenvolverão o atendimento ao aluno com alguma deficiência nas escolas, cujas limitações acarretem dificuldade de caráter permanente ou temporário, ou seja, sem independência/autonomia nas atividades relacionadas à alimentação, higiene, utilização de banheiro, locomoção, comunicação e de apoio para as atividades escolares (organização do material, foco e concentração).
Com o objetivo de capacitar estes profissionais para o início do ano letivo, nosso encontro se pautou na apresentação e explicação do documento “Especificações Técnicas do Serviço”, que norteará todo o trabalho dentro da sala de aula, desde postura, atividades que competem a eles e a forma adequada de execução de cada uma delas.
A formação foi realizada pela equipe do NAE (Núcleo de Atualização Educacional), na pessoa da professora Carina Zanata Silva, juntamente com a empresa DESPERTAR, responsável pela contratação dos citados profissionais.
Baseando-se na Legislação vigente, a Rede de Ensino de Descalvado dará continuidade, de forma qualificada, ao Projeto Ensino Colaborativo, como forma de atuação articulada entre a equipe escolar e os Professores Especializados.
O projeto visa proporcionar suporte e acompanhamento, sendo desenvolvido como estratégia pedagógica voltada à inclusão do estudante elegível aos serviços da Educação Especial, nas classes comuns do ensino regular, ao fomento da cultura inclusiva e à adoção de práticas inclusivas nas escolas da Rede Municipal. Nesse cenário, a criança, comprovada a necessidade, receberá os atendimentos do Profissional de Apoio, do Professor Especializado do AEE e do Professor Especialista do Ensino Colaborativo, em parceria com o trabalho desenvolvido pela Professora da sala regular.
Sabemos que o caminho à frente exigirá esforço, dedicação e perseverança, mas acreditamos que cada passo que damos será uma construção sólida para um futuro mais inclusivo e acessível para a educação de todos, seguindo a proposta dessa gestão de cuidar das pessoas e transformar o futuro.
Fonte: Assessoria de Comunicação


Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta