Descalvado enfrenta surto de dengue e decreta estado de emergência

O município de Descalvado/SP, vive uma verdadeira batalha contra a dengue. Com 532 casos confirmados apenas em janeiro, o prefeito Luisinho Panone decretou estado de emergência em saúde pública devido à alta incidência da doença. A medida visa intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e garantir a mobilização de todos os recursos para conter o avanço da endemia.
“Erradicar a dengue é uma missão de todos nós. Peço mais uma vez que redobrem os cuidados com a água parada e eliminem os criadouros. O trabalho já começou, mas precisamos da colaboração de todos para vencer essa luta”, declarou o prefeito.
Para dar conta da crescente demanda no atendimento, o prefeito autorizou um terceiro médico no Pronto Socorro, que vai atuar nos horários de maior fluxo, diminuindo o tempo de espera e agilizando o atendimento à população. Além disso, a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de ações para eliminar os focos do mosquito, com destaque para o mutirão realizado no bairro Tamanduá, o mais atingido pela doença.
Os números são preocupantes. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram visitados 5.015 imóveis, com 3.005 criadouros trabalhados. A avaliação de densidade larvária resultou na identificação de 360 focos, com 12% deles apresentando larvas do mosquito. Embora as ações estejam sendo intensificadas, a resistência de alguns moradores ainda persiste e é um desafio, com 123 recusas a permitir o acesso dos agentes.
A cidade está em alerta máximo, e o reforço das ações de nebulização portátil e o controle de criadouros são apenas alguns dos esforços para tentar frear o avanço da doença. A situação exige união e vigilância constante. Combater a dengue é uma tarefa de todos!
Fonte: Assessoria de Comunicação


Carlinhos propõe implantação de anuênio para servidores e construção de Praça no bairro San Martinho
Unidade de Saúde do Porto Seguro realiza ação para atualização de dados e indicadores de saúde
Leme. Curso gratuito de Narração de História. Veja outras notícias divulgadas pelo SECOM
Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado
Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?