Defesa Civil de SP reúne municípios para fortalecer a prevenção e resposta a desastres naturais

Encontro com mais de mil agentes da Defesa Civil de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Celso Silva/Governo de SP
Encontro teve o objetivo de alinhar estratégias, aprimorar o conhecimento técnico de enfrentamento e capacitar novos agentes
- Agência SP
- Publicado em 05/02/2025 – 17:05
A Defesa Civil do Estado realizou nesta quarta-feira (5) um encontro de alinhamento com representantes de cerca de 300 municípios paulistas frente a prevenção e enfrentamento aos desastres naturais. O evento também serviu para orientar e capacitar novos coordenadores, agentes municipais e demais profissionais da área de Proteção e Defesa Civil.
“Essa reunião de alinhamento com mais de mil agentes da Defesa Civil de todo o Estado de São Paulo é muito importante. Tem gente nova que está chegando e é essencial que tenhamos um time treinado e capacitado para fazer frente as mudanças climáticas”, afirmou o coronel Henguel Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.
LEIA MAIS: O que não fazer durante enchentes? Veja recomendações da Defesa Civil de SP
O evento no Palácio dos Bandeirantes também teve o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico e promover a troca de experiências sobre gestão de riscos e ações emergenciais. Além da capacitação, todos os municípios participantes receberam materiais da campanha SP Sempre Alerta, composta por folhetos e faixas com orientações de prevenção, para serem distribuídos à população em áreas de risco.
“Se a gente tem um time robusto e forte, a gente consegue ter uma resposta mais rápida e consegue levar segurança na ponta da linha. A gente consegue muitas vezes evitar acidentes e mitigar riscos. Esse é o nosso objetivo, um sistema de proteção e Defesa Civil forte, para que a gente possa investir no que a gente tem melhor e mais importante que é a nossa vida” reforçou o coronel Henguel.

Encontro teve o objetivo de alinhar estratégias e capacitar novos agentes. Foto: Celso Silva/Governo de SP
A programação contou com painéis conduzidos por especialistas abordando temas estratégicos para a atuação da Defesa Civil, incluindo a estruturação e a gestão dos órgãos municipais, aproximação com a comunidade, emergências químicas e tecnológicas, logística humanitária, comunicação e monitoramento, além de gestão legislativa e políticas públicas.
Entre os assuntos discutidos estão a importância dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), a gestão de riscos no transporte de produtos perigosos, a obtenção de recursos para serviços emergenciais e a comunicação eficaz na emissão de alertas.
SP Sempre Alerta
O Governo de São Paulo mantém a campanha SP Sempre Alerta para coordenar as questões climáticas no estado. Desde o dia 1 de dezembro, as ações estão voltadas para a Operação Chuvas, que se estende até 31 de março. Durante este período, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão. Os agentes realizam ações preventivas, como o monitoramento climatológico 24 horas, emitem alertas e realizam vistorias de campo.
Durante toda a operação é realizada a campanha de prevenção, com veiculação de materiais educativos em tv, rádio, outdoor, distribuição de panfletos e fixação de faixas orientativas, com objetivo de despertar mudança de mentalidade na população e prevenir à exposição ao risco, como por exemplo não atravessar áreas alagadas e buscar locais seguros durante os temporais.
DA REDAÇAO:

O município de Pirassununga foi representado pelo Coordenador da Defesa Civil, o engenheiro civil e inspetor (licenciado) da Guarda Civil Municipal Souza e pelo agente Machado.



Ouvintes da Web Rádio Mundial FM de Pirassununga realiza sorteio de brindes em sua programação
Cresce mercado de afiliados no Brasil
Sebrae-SP leva empresários do setor de alimentação de Pirassununga para vivência inovadora em São Paulo
Polícia Militar Ambiental realiza fiscalizações em fontes de consumo (peixarias) neste Defeso da Pesca
Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno