Comunidade de Santa Teresa comemora 80 anos de fundação de sua Capela
Neste domingo (8), a comunidade de Santa Teresa do Bairro Rural de Santa Teresa realizou a Missa celebrada pelo Padre Osmar, Diácono Sérgio e com participação do Coral da Quase Paroquia de Santa Luzia e Procissão em Louvor a Padroeira Santa Teresa D’avilla e São Sebastião.
Logo após a procissão, a comunidade e os visitantes puderam saborear o tradicional almoço completo com muito churrasco, e também 400 quilos de Leitoa. Tudo preparado com muito carinho pelos voluntários da comunidade. A Bebida ficou por conta da Descarte Bebidas, empresa parceira das festas das comunidades rurais de Pirassununga e região.
Segundo histórico de fundação da Capela ocorrida na Década de 30 e que foi lido durante a celebração, está região contava com uma grande fazenda chamada Santa Teresa. As famílias daquela região se uniram para formar uma comunidade, na oportunidade escolheram como Padroeira a Santa Teresa D’avilla.
Em 1939, através de doações e da união de esforços da comunidade foi iniciada a obra da Capela. No dia 14 de maio do mesmo ano, a comunidade recebeu a visita do Conego Francisco Cruz, na oportunidade pároco da então Igreja Bom Jesus dos Aflitos, o qual juntamente da comunidade fez o ato de nomeação da comissão administrativa e lançamento da “Pedra Fundamental”, (nome que se dá à cerimônia de colocação do primeiro bloco de uma construção), neste caso a Capela.
Presidente Salvador Pereira Tangerino, vice-presidente João Noronha, 1° secretário Antônio Ferrari, secretário João Pereira Tangerino, tesoureiro Francisco Pereira primo, tesoureiro José Ribeiro de Araújo, procurador Nicolau Marcelino de Godoy, procurador João Alves Fernandes procurador Sebastião Alves Araújo
Membros fundadores da Capela; Júlio Marcelino, Lupércio Alves de Araújo, Azarias Alves Araújo, Manoel Marcelino de Godoy, Antônio de Oliveira Valim, Francisco salgado, José Alves Fernandes, Francisco das Dores, Silvio Serafim, José Pavão, Geraldo Pereira Angelino, Benedita Moraes Levi, Aristóteles de Oliveira Valim, Agenor Pereira Tangerino, Sebastião Cunha, Florêncio Marcelino, Joaquim Oliveira Dutra, Juvenal da Cruz, Arlindo Mafra, Sebastião Rosim, Orlando Alves Fernandes Carlos pavão, Fioravante Pavão, Joaquim Leme, Antônio Pereira Tangerino e João de Paula Godoy.
Estes foram os fundadores que adquiriram a imagem de Santa Teresa direto da cidade de Ávila na Espanha, imagem que permanece até hoje na capela.
A inauguração da Capela e as bênçãos das imagens ocorreram em 15 de outubro de 1939, E foi celebrada neste dia a primeira missa com o padre Adriano MSC, a partir de 1951 assumiram a comissão da Capela; Francisco Pereira primo, José Ribeiro de Araújo, José pavão, Agenor Pereira Tangerino e Silvio Serafim.
Esta comissão trabalhou por 17 ininterruptos pela capela, também era formada por José Walter Pereira, Laércio Pereira Tangerino, Paulo Marcelino de Godoy e Fernando Serafim.
Entre os anos de 1951 a 1955, a capela foi transformada com aquisição de equipamentos, bancos, sinos, pisos foram colocados vidros construção de novos ranchos ao lado da Capela e uma reforma na sua pintura.
Até o ano de 1962, as atividades foram normais, mas no até o ano de 1966 por falta de Padres para as celebrações, as atividades foram interrompidas.
Com a fundação da paróquia Santa Rita de Cássia foram iniciadas as celebrações na capela, formando-se uma nova comissão administrativa para que junto da paróquia Santa Rita, através do apoio do Padre Osvaldo Vanim.
Neste ano inclusive, o padre celebrou o casamento de: Benedito e Ivete, Lauro e Cecília, Zélia e Anael, Carlos e Fátima, Marcos Tangerino e Rosângela.
Em 1981 com grande festa, a Capela recebeu Dom Tarcíso que realizou a 1° turma da Crisma na capela fato marcante para a comunidade católica. Em 1999 foi formada a 2° turma da Crisma, através de Dom Ercílio.
Durante todo este período transformador vários Padres passaram pela comunidade; Padre Osvaldo Vanim, Padre Hugo, Padre Lima, Padre Salvador Andretta, Padre Vitório, Padre Tiago, Padre Luiz Figueiredo, Padre Agenor, Padre Tarcíso, Padre Romeu, Padre Manoel, Padre Mauro Sérgio, Padre João José, Padre Mauro Fernandes, atualmente Padre Toninho e Padre Osmar.
Durante todo este período passamos por algumas paróquias começamos pela Igreja Bom Jesus dos Aflitos, paróquia Santo Antônio, paróquia Santa Rita de Cássia, passamos também pela paróquia nossa senhora Aparecida, e hoje estamos juntos há quase paróquia São Pedro apóstolo na Vila São Pedro.
Em toda essa caminhada de anos e anos, a capela e sua comunidade passaram por várias transformações e construções, reformas, mudanças que foram essenciais para o fortalecimento de nossa comunidade.
Diversas diretorias foram formadas também no decorrer de todo este período, sempre com a convicção de fazer o melhor para a comunidade por isso agradecemos a todos que passaram e deixaram um pouco do seu amor junto a esta comunidade.
Destacamos de forma especial o casal Walter Pereira e Luzia que cuidam a muitos anos de forma muito carinhosa desta comunidade.
Hoje, pertencemos a quase paróquia São Pedro, e temos nesta nova jornada como administrador paroquial o Padre Osmar, nosso diácono Sérgio e sua esposa Vera, contamos sempre com apoio da comunidade São Pedro comunidade nossa senhora do Rosário e comunidade Santa Teresa para quê com muita fé, coragem, amor, dedicação e força de vontade para unidos alcançarmos juntos nossos objetivos.
Como dizia Santa Teresa D’ávila: Quem ama faz sempre em comunidade; não fica nunca sozinho. O senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras ponto e, olha mais o amor com que são feitas.
Em tempos de tristeza em que inquietação, não abandones nem as boas obras de oração nem a penitência a que está habituado ponto antes, intensifica as e verás com que prontidão o senhor te sustentará. Pois na esperança e no silêncio está a minha fortaleza.
Parabéns a toda comunidade pela comemoração de 80 anos de fundação da Capela de Santa Teresa D’ávila.
Texto e informações: Roseli Tangerino