Ato solene celebra Dia da Comunidade Italiana com a presença de Senador
A Câmara de Pirassununga realizou, na noite desta terça-feira (6), sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Italiana “Nicola Di Gregório” no município. A data, instituída pela lei nº 2742/1996, prevê a realização da homenagem na primeira semana do mês de junho de cada ano, em alusão ao 2 de junho de 1946, dia em que a Itália referendou a implantação de sua República.
Compôs a mesa, presidida pelo presidente da Câmara, vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho (PSDB), o senador da República Italiana da 17ª Legislatura, Fausto Longo, o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Pirassununga, capitão Neymar Pereira dos Santos, o 1º tenente José Valmir Ferreira Madri, que representou o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, e a presidente da Associação Giuliani de Pirassununga, Rosa Maria Colombari.
“Desde a fundação de Pirassununga, a participação de italianos e descendentes foi essencial na construção e no desenvolvimento da cidade nas mais diversas áreas, como cultura, esportes, artes e gastronomia”, disse o vereador Paulo Rosa (PSD) em discurso de homenagem, ressaltando o nome de Nicola di Gregório, morto no ano passado aos 88 anos de idade, como um dos principais representantes da comunidade no município.
“Ele representava a figura do imigrante italiano, aquele que chegou ao Brasil com muita força de vontade para lutar e construir uma comunidade mais desenvolvida para nossos filhos”, lembrou Paulo Rosa, que foi o autor recentemente do projeto de lei denominando o Dia da Comunidade Italiana como “Nicola De Gregório”.
Após ler uma carta enviada pela Associação Giuliani Nel Mondo, a presidente da associação em Pirassununga, Rosa Colombari, falou sobre a bandeira e o hino italianos. “Os versos ‘Que transforme a nossa dor, nossa dor em virtude’ me fazem lembrar-se da saga heróica das centenas de famílias italianas que tiveram que deixar sua pátria natal e que aqui chegaram”.
“A realização anual de um evento desse é de extremo louvor”, disse o senador Fausto Longo. “É uma atitude muito importante tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista de resgate histórico, uma vez que você está não só exaltando a formação da República Italiana, como também demonstrando para toda a comunidade o quanto ela é respeitada por aquilo que ajudou a construir na história do País e de Pirassununga.”
Fernando Hausser
Imprensa – Câmara de Pirassununga
Tel: 3561-2811 /ramal 23
Da Redação – O Senador Fausto Longo em sua fala final disse que participou desta solenidade devido a um contato feito pelo vereador Vitor Naressi (PMDB) que o convidou para participar da solenidade. Finalizando, o Senador disse que Naressi, o fez sair da rotina.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’