Arnaldo Jardim preside debate sobre fomento à cadeia de produção de hidrogênio

A Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados realizou audiência pública nesta terça-feira (12) para discutir o fomento à cadeia de produção de hidrogênio. O debate foi conduzido pelos deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Bacelar (PV-BA), presidente e relator da comissão.
“O hidrogênio é um combustível capaz de armazenar a energia elétrica oriunda de fontes limpas e renováveis como eólicas e solares, entre outras. Armazenado, pode ser transportado e posteriormente gerar novamente energia. Pode, também, ser usado como matéria-prima para produção, por exemplo, de amônia para fertilizantes, e como combustível para transportes. O resultado da sua queima é sempre vapor d’água, não havendo emissão de carbono”, explicou Arnaldo Jardim.
“O Brasil tem potencial de ser um grande exportador de hidrogênio de baixo carbono, mas para isso precisa de um programa nacional de fomento, já que serão necessários investimentos em pesquisa e inovação, na formação da mão-de-obra, na estruturação da cadeia de suprimentos e para a implantação da infraestrutura necessária à produção”, completou Arnaldo Jardim.

Além de parlamentares, participaram do debate André Krauss, coordenador geral de articulação e parcerias da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Mauricio Bernhardt Maciel, engenheiro do Departamento de Energia Elétrica do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES, Henrique Leite de Vasconcellos, gerente de sustentabilidade empresarial do Banco do Brasil, Luiz Alberto Esteves, representante do Banco do Nordeste – BNB e Newton Hamatsu, superintendente da área de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.
Fonte – Tiago Santiago


GCMs autuam comerciante e um popular por Perturbação do Sossego Público. As ações se deram em dois locais distintos de Pirassununga
Prefeitura contrata FACMOL por R$ 34 mil, pirassununguense reage dizendo “desprestígio local”
SC Conceição. Denúncia leva GCMs identificar dono de Motoaquática conduzida de forma perigosa por uma criança
Cabo PM Natã, da 2ª Cia. PMAmb é homenageado nas comemorações dos 50 anos da Polícia Militar Ambiental
Furto de bancos de inox é registrado na Rodoviária de Pirassununga
Ranking dos municípios paulistas com melhores práticas agropecuárias será divulgado na próxima segunda-feira (15)